Fechamento 12:08 – 10/04/02
10 de abril de 2002
USDA protesta contra novos requerimentos de segurança de alimentos das Filipinas
12 de abril de 2002

Cigarrinha das pastagens. 1. Caracterização.

Patricia Menezes Santos1 e Marco Antonio Alvares Balsalobre

A cigarrinha é uma das principais pragas encontradas em áreas de pastagens. É um inseto sugador de seiva, sendo que os adultos vivem na parte aérea das gramíneas, enquanto suas ninfas ficam protegidas por uma espuma branca na base das plantas. Ela ataca as pastagens em épocas de alta umidade e é responsável pela “queima” do pasto, efeito causado por toxinas que, injetadas pelo adulto no momento em que este suga a seiva, provocam o amarelecimento, secamento e morte das folhas.

As espécies mais comuns de cigarrinha das pastagens são: Zulia entreriana; Deois flavopicta; e Deois schach. A Zulia entreriana mede cerca de 7 mm de comprimento e apresenta uma coloração preta brilhante com uma faixa transversal de coloração branco amarelada no terço apical da asa. Tanto a Deois flavopicta quanto a Deois schach têm aproximadamente 10 mm de comprimento e abdome e pernas vermelhos, sendo que a primeira apresenta coloração preta com duas faixas transversais amarelas na asa, enquanto a segunda tem coloração preta esverdeada com uma faixa transversal alaranjada no terço apical da asa.

A Tabela 1 mostra o ciclo biológico das principais espécies de cigarrinha das pastagens.

Tabela 1: Ciclo biológico de Zulia entreriana; Deois flavopicta; e Deois schach.

O pico populacional das cigarrinhas, no Estado de São Paulo, ocorre em fevereiro/março, sendo que os ovos colocados a partir de abril não encontram condições favoráveis para eclosão, entrando em dormência até o próximo período chuvoso (a eclosão só ocorrerá em outubro). Em novembro podem ser observados os primeiros adultos que darão, até fevereiro/março, cerca de três gerações.

Nos próximos textos desta série serão abordados os prejuízos causados pelo ataque de cigarrinhas e as estratégias de controle.


Deois flavopicta


Deois incompleta


Deois Schach


Ninfas


Zulia entreriana femea


Zulia entreriana macho

Referências bibliográficas:

SILVEIRA NETO, S. Controle de insetos nocivos às pastagens de Brachiaria spp. In: SIMPÓSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM, 11., Piracicaba, 1994. Anais. Piracicaba:FEALQ, 1994. p.73-97.
____________________________________
1Embrapa Pecuária Sudeste

Os comentários estão encerrados.