Cinco estados iniciam este mês a 1a etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa. Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo disponibilizaram um total de 25 milhões de doses da vacina para a aplicação no rebanho até o final de março. O cronograma de vacinação é determinado pelo Mapa.
Em Minas Gerais, a expectativa é de que 9,9 milhões de doses da vacina sejam comercializadas em todo o Circuito Pecuário Leste, que abrange as regiões Central, Leste, Noroeste, Norte e Zona da Mata.
No Espírito Santo a vacinação atingirá apenas o rebanho com idade abaixo de 24 meses. O restante deverá ser imunizado na segunda etapa, em setembro. No Rio de Janeiro, a primeira etapa foi iniciada na segunda-feira.
O Coordenador do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Nilton Antônio de Morais, destaca que o envolvimento dos criadores, independentemente da região do País, deve ser intenso durante todo o ano. Na avaliação do coordenador, o criador está mais consciente da importância da imunização. As informações são do Mapa.