Por Luciano Médici Antunes1
Na década de 30, o físico alemão, Werner Heisenberg, descreveu o que ele chamou de o princípio da incerteza. O que Heisenberg deduziu e maravilhosamente descreveu, foi de que não há como termos certeza absoluta de um evento ou de determinado comportamento em relação a um objeto específico, mas sim somente em relação ao um grupo de objetos.
Embora este princípio seja muito mais utilizado em nível de átomos e das partículas que os compõem, para melhor compreende-lo, vamos a um exemplo do nosso dia a dia. Heisenberg provou que se pegarmos 10.000 relógios, e verificarmos a hora que os mesmos estão marcando ao mesmo tempo, teremos metade deles marcando até 5 minutos a mais e a outra metade deles marcado até 5 minutos a menos. A partir disto, Heisenberg declarou que, 9:55, 10:00 e 10:05, por exemplo, são exatamente o mesmo horário.
Mas se os grandes cientistas mundiais convivem de forma pacífica com a incerteza, o consumidor comum, no seu dia a dia, pensa completamente diferente. A carne bovina, até bem pouco tempo atrás, era considerada como um produto surpresa, ou seja, era muito difícil de se saber de forma exata o que se estava comprando. Sabor e maciez, somente após o almoço estar servido.
E o que está sendo feito para corrigir isso? Informação, muita informação. O produto de qualidade existe. O que faltava era esta informação chegar ao consumidor. O produtor que produz carne de qualidade, a quer vender. A industria, quer processar esta qualidade. O varejo, a quer distribuir, e o consumidor final, comprar.
E rastreabilidade é exatamente isso. Rastrear significa armazenar e tornar disponíveis todas as informações sobre a vida de um animal, com dados de sexo, raça, idade de abate, o que ele comeu, como foi tratado, que medicamentos recebeu.
E isto tem relação direta com a garantia dos produtos que serão entregues na ponta. Animais jovens, de raças ou cruzamentos específicos, alimentados de forma saudáveis, criados sem stress, são a garantia que o consumidor precisa para ter certeza de qualidade.
A rastreabilidade é sim uma importante ferramenta gerencial e de agregação de valor ao produto, mas é, acima de tudo, a ferramenta decisiva para o consumidor final, categoria na qual, todos nós nos incluímos.
Afinal de contas, o mercado já sabe, disse e avisou que o churrasco de domingo pode até atrasar cinco minutos, mas a carne terá obrigatoriamente de ser de qualidade.
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1Luciano Médici Antunes é engenheiro agrônomo e sócio-diretor da Planejar Brasil