A 10ª etapa do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças, realizada entre os dias 08 e 09 de agosto, no Frigorífico Independência, em Anastácio/MS, fechou com um total de 557 animais julgados, vindos dos municípios de Bodoquema, Porto Murtinho, Aquidauana, Bonito, Caracol e Miranda.
A 10ª etapa do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças, realizada entre os dias 08 e 09 de agosto, no Frigorífico Independência, em Anastácio/MS, fechou com um total de 557 animais julgados, vindos dos municípios de Bodoquema, Porto Murtinho, Aquidauana, Bonito, Caracol e Miranda. O evento promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com parceria da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária contou com a participação de 16 pecuaristas que tiveram seus animais avaliados nos quesitos de precocidade, rendimento de carcaça e cobertura de gordura.
Com esta nova etapa o Circuito Boi Verde 2006 contabiliza 6.686 mil carcaças avaliadas e a expectativa dos organizadores é atingir o número de 11 mil animais abatidos e avaliados, nas 20 etapas que estão previstas nos sete Estados que participam da competição (ES, GO, MG, MS, MT, SP e TO) além do Paraguai.
Em Anastácio, a classificação dos lotes trouxe em primeiro lugar – João Anésio dos Santos Viais (ouro); segundo lugar – Lourdes Coelho Barbosa (prata) e terceiro lugar – Clarindo Torsani (bronze). Os três melhores lotes participaram da cerimônia de premiação que aconteceu no último dia 19 de agosto, no estande do Frigorífico Independência, em Aquidauana/MS, durante a 39ª Exposição Agropecuária de Aquidauana (EXPOAQUI). Além disso, eles se classificaram para concorrer no campeonato nacional, com os vencedores das outras etapas.
A criadora Lourdes Coelho Barbosa, proprietária da fazenda Canadá, que fica na cidade de Porto Murtinho/MS, se diz satisfeita com a conquista e atribui o resultado aos investimentos da fazenda em tecnologias na parte de nutrição, manejo, mão-de-obra e genética, um pacote que para ela é fundamental para se produzir bem dentro de um mercado cada vez mais competitivo. “Esse prêmio é a confirmação da evolução do manejo e de tudo que nós fizemos dentro da fazenda para melhorar a performance dos animais”, ressalta a pecuarista. Na pesagem feita antes de sair da fazenda, os 120 machos Nelore com idade entre 24 e 36 meses pesaram 495 kg de média, com rendimento de carcaça de 53%.
Fonte: Assessoria de imprensa da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária