As três primeiras etapas do 4O Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaça (CBV) avaliaram, no conjunto, 2.590 animais, de 53 pecuaristas, apresentando um ótimo índice de classificação: foram 2.579 animais aprovados, o que representa 99,57 % do total de reses inscritas.
Essa série inicial de etapas aconteceu no Mato Grosso do Sul, em Nova Andradina (20 a 22/3), Anastácio (23 a 25/3) e Campo Grande (27 a 29/3) e contaram com o apoio da Associação Sul-Matogrossense dos Criadores de Nelore (ASCN). Todas as etapas foram realizadas em plantas do frigorífico Independência Alimentos.
“Os lotes julgados apresentavam um ótimo índice de padronização e, por conseqüência, um bom rendimento industrial. Essa também foi uma oportunidade para reafirmarmos a qualidade do rebanho do estado do MS, que apesar das reestrições sanitárias possuem uma matéria prima de alta qualidade e em larga escala”, destaca Eládio Curado de Vellasco Filho, gerente técnico da ACNB.
A partir deste ano, os pecuaristas estão disputando apenas um campeonato: o de “Melhor Lote de Carcaças”. Serão avaliados os quesitos idade, peso e acabamento, individualmente, buscando cada vez mais lotes padronizados.
A principal novidade no regulamento é a fórmula de cálculo da pontuação. Agora, a nota ponderada para as características cronologia, cobertura de gordura e peso de carcaça é multiplicada por um indice que leva em conta o número de cabeças inscritas pelo produtor.
Fonte: Assessoria de imprensa da ACNB