Na 10a etapa do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças da raça Nelore, realizada nos dias 2 a 4 de agosto, no Frigorífico Marfrig, em Bataguassu (MS), 97,56% dos 561 animais avaliados no abate técnico enquadraram-se no padrão racial exigido pela ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil).
Dos animais avaliados, 70,6% tinham até quatro dentes incisivos permanentes e se enquadravam no padrão de novilho precoce, com aproximadamente 32 meses de idade. Em relação ao peso, 77,3% tinham entre 16 a 19 @ e 72% foram classificados com gordura mediana ou uniforme (3 a 10mm de espessura sobre o contrafilé) e nenhum animal obteve gordura ausente ou excessiva. “Esse aspecto da cobertura de gordura que reveste as carcaças é de grande importância do ponto de vista comercial e industrial”, explica Ederaldo Martins Costa, assessor de compra de gado do Marfrig.
“Por ser o 4o concurso realizado no Frigorífico Marfrig, em Bataguassu (MS), os pecuaristas já entendem o espírito da competição e a maioria enviou seus lotes bem apartados e bastante homogêneos. O julgamento foi bastante disputado e os critérios de desempate foram pequenos detalhes”, afirma o gerente técnico da ACNB, Eladio Curado de Vellasco Filho.
Das etapas realizadas em Bataguassu, esta foi a que contou com o maior número de participantes: 14 pecuaristas. “A realização de uma etapa do Circuito Boi Verde no Marfrig é uma maneira de incentivar os pecuaristas da região a produzir animais com qualidade de carne e avaliar o que ainda precisa ser melhorado.”, informa Ederaldo Costa.
O campeão na categoria melhor lote “in vivo” foi Antônio Sacchi e Cláudio Bortolo como reservado campeão. A categoria lote de carcaças teve como campeão Rodrigo Soriano e, como reservado campeão, João Carlos Facholli, que ocupou a mesma posição na categoria carcaça resfriada, cujo campeão foi Paulo Martins.
Fonte: Assessoria de imprensa do Marfrig