Vitelo do Pantanal chega ao Carrefour
31 de agosto de 2004
Aplicação do sêmen sexado em animais de produção
2 de setembro de 2004

Circuito Leste começa segunda campanha antiaftosa

Começa hoje a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Circuito Leste do país. Serão vacinadas 19,8 milhões de cabeças dos rebanhos da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, região leste de Minas Gerais e Ceará. Os criadores dos cinco estados terão à disposição cerca de 20 milhões de doses da vacina, segundo a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O coordenador da Campanha Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, Jamil Gomes de Souza, afirma que o governo busca tornar o território brasileiro livre da doença o mais rápido possível, já que a erradicação é importante tanto para o mercado de carnes como para a exportação de outros produtos do agronegócio. “A erradicação da febre aftosa no Brasil é de extrema importância porque não se restringe somente aos animais, mas também pode prejudicar uma série de produtos, como sementes e insumos. No caso do farelo de soja, por exemplo, alguns países usam a ocorrência da doença como barreira para a importação de nossos produtos”, diz.

Segundo ele, já foram vendidas cerca de 8,5 milhões de doses da vacina para os criadores do Circuito Leste. Souza informa que os estoques do governo contam com 131,8 milhões de doses da vacina aprovadas e prontas para consumo.

Segundo dados do Departamento de Defesa Animal do Mapa, o país conta hoje com 191,23 milhões de cabeças de bovinos. A Bahia tem 9,6 milhões de cabeças, o Espírito Santo 1,8 milhão, Rio de Janeiro 1,9 milhão, região leste de Minas Gerais quatro milhões e Ceará com 2,2 milhões de cabeças de gado.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.