Comitê sino-brasileiro de cooperação agrícola se reunirá dia 24
21 de janeiro de 2005
Eficiência do florfenicol para tratamento sistêmico de infecções uterinas agudas em bovinos
21 de janeiro de 2005

Cliente: além da satisfação

Em qualidade total um dos conceitos mais importantes e essenciais é a satisfação total do cliente.

Embora esteja intrínseco, torna-se necessário salientar que não é apenas a satisfação do cliente que importa, mas sim o sucesso do cliente.

Tipos de clientes

Existem dois tipos de clientes e fornecedores, o interno e o externo. Exemplo de fornecedor interno: – Em uma propriedade, o tratorista que prepara o solo para a semeadura é fornecedor, pois em seguida outro que irá semear e adubar. Este último é cliente do tratorista que preparou o solo. Observe que pode ser o mesmo tratorista, ora controlando um processo em que é fornecedor (e cliente de um anterior), ora controlando um outro em que é cliente. E assim funcionam os processos da atividade.

O responsável pela semeadura deve encontrar o solo em condições ideais para a operação. Quanto melhor lhe for entregue a área – de acordo com as especificações, dentro do prazo, etc – melhor será a semeadura. Sendo assim, o comprometimento com a satisfação e com o sucesso do cliente fará com que o conjunto de processos que leva ao produto lavoura bem formada, com bom estande e apta à boa produtividade, serão realizados com êxito e com qualidade.

Melhoramento contínuo

Com o comprometimento, naturalmente ocorre o aperfeiçoamento dos processos, que será maximizado com o uso de ferramentas da qualidade total. Se o responsável pelo preparo do solo atentar a procedimentos que venham a melhorar o desempenho da semeadura, ele buscará entregar ao seu cliente um produto melhor do que o esperado, o que atende um outro princípio da qualidade total, que é o melhoramento contínuo. Isso ocorre para todos os processos, dentro de uma propriedade.

Falta de comprometimento

Veja o caso de satisfação atendida, sem o comprometimento com o sucesso, ocorrido com uma agroindústria no Brasil:

Há alguns anos, uma empresa do setor de fertilizantes lançou um produto (adubo) no mercado. O produto era inovador e de excelente qualidade dentro do que se propunha para a sua utilização. Investiram em propagandas, palestras, etc.

No entanto, na hora de vender, seus vendedores preocuparam-se mais com as comissões do que com a adequada utilização do produto.

Para não perder a venda, parte dos vendedores informaram que o uso do produto dispensava a utilização de calcário, alguns de má fé e outros por terem interpretado mal uma das qualidades do produto, que era índice de basicidade positivo. Evidentemente que não dispensava a utilização do calcário.

Note-se que o comprador (cliente) saiu satisfeito, pois economizaria com a subtração do calcário. Porém, quando verificou os resultados obtidos, aquém da expectativa criada, percebeu que o sucesso da atividade havia sido prejudicado. Sua plantação não rendera o esperado.

Como conseqüência, quem pagou o “pato”, apesar de deter um produto de qualidade, foi o fabricante do adubo, por ter entre seus vendedores gente descompromissada com o sucesso dos compradores. A imagem do fabricante ficou ruim, pois os clientes associaram a marca a baixos resultados e, o que é pior, à fraude. A empresa teve um bom volume de venda no início e depois um grande problema para colocação deste produto. Um produto que teria tudo para ser o diferencial de mercado acabou proporcionando resultados modestos. O insucesso do cliente é um obstáculo intransponível à sobrevivência da empresa fornecedora.

Por isso, sempre que se fala em satisfação total do cliente, o comprometimento é item fundamental por parte dos envolvidos no atendimento, para que a empresa sobreviva ao longo dos anos.

É o comprometimento com o sucesso do cliente, tanto interno como externo, que faz a empresa competitiva. No caso do cliente interno, o comprometimento leva à redução de custos, eficiência, melhoria do ambiente de trabalho e vários outros benefícios. O comprometimento com o sucesso do cliente externo leva à inovação de produtos, criatividade e foco na tendência do que quer o consumidor, e não apenas na concorrência.

Comments are closed.