O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) considera que há riscos para o plantio da safrinha de milho no Brasil, em função dos problemas climáticos na safra de verão. A informação está em relatório divulgado nesta semana por representantes os USDA no país.
Eles lembram que o clima desfavorável atrasou o plantio de soja e deve deixar a colheita em ritmo abaixo do normal até as duas primeiras semanas deste mês. “A safrinha de milho é plantada logo depois da colheita de soja. Então, se a colheita da soja for mais atrasada pelas chuvas, o plantio da safrinha de milho pode ficar mais arriscado”.
Ainda assim, eles projetam uma produção de 76 milhões de toneladas de milho no Brasil na safra 2014/2015. Em um relatório anterior, divulgado no final do mês de setembro do ano passado, a projeção estava em 75 milhões.
Já para a soja, apesar dos problemas climáticos durante a fase de plantio e desenvolvimento, a produção brasileira deve registrar um novo recorde na safra 2014/2015. A estimativa de produção foi revisada para cima em relação a documento anterior – de novembro de 2014 – de 92 para 93 milhões de toneladas.
O ajuste para cima na estimativa de safra está vinculado principalmente ao aumento de área plantada. Segundo eles, deve totalizar 31,6 milhões de hectares, já considerando o que deve ser plantado de soja safrinha logo em seguida da safra de verão. O relatório ainda mantém as projeções de esmagamento doméstico em 38 milhões de toneladas. Os estoques finais da safra 2014/2015 são calculados em 7,58 milhões de toneladas.
Fonte: Revista Globo Rural, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.