Mercado Futuro – 19/03/07
19 de março de 2007
Métodos de controle do carrapato Boophilus microplus fora dos hospedeiros
21 de março de 2007

CNA cobra posição do governo, após ameaça russa

O presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, cobrou uma ação mais efetiva do governo sobre a existência de certificados de exportação falsificados, um dos motivos que sustentariam a ameaça russa. "Enquanto não houver punição no Brasil, o país não vai conseguir ser um exportador de verdade", disse Nogueira.

O presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, declarou ao jornal O Estado de S. Paulo que a ameaça russa de suspender as importações de carnes do Brasil é “um puxão de orelha no governo, que não presta esclarecimento hábil e em tempo sobre os questionamentos sanitários feitos constantemente pelos importadores”.

A agência de notícias Interfax informou na semana passada que a Rússia pode interromper a importação de carnes brasileiras devido a dúvidas relacionadas à área veterinária e de saúde e que o serviço russo acredita que o Brasil está deliberadamente escondendo informação sobre doenças animais.

Mas de acordo com o presidente do Fórum, a Rússia não teria como conseguir outro fornecedor mundial de carne em quantidade e com qualidade. “Alguma coisa está errada porque em relação à qualidade sanitária a pecuária do Brasil dá demonstrações transparentes”, disse Nogueira.

Por isso, ele cobrou uma ação mais efetiva do governo sobre a existência de certificados de exportação falsificados, um dos motivos que sustentariam a ameaça russa. “Enquanto não houver punição no Brasil, o país não vai conseguir ser um exportador de verdade de carne. O Ministério da Agricultura precisa esclarecer esse assunto”, observou. As informações são da CNA.

0 Comments

  1. José Leonardo Montes disse:

    Alerta, estamos engatinhando em matéria de saúde animal, nós somos arcaicos.

    Pecuarista reage! Pois se não boi gordo, proteína vermelha será sempre um problema para quem produz. Vamos cobrar mais dos nossos governantes.