A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), da Câmara dos Deputados, realizou hoje audiência pública para debater o pacote agrícola, anunciado pelo Governo Federal, no último dia 06 de abril.
O deputado Ronaldo Caiado (PFL/GO) afirmou que o pacote é uma “farsa”, pois em nada atende ao agronegócio nacional. Para a deputada Kátia Abreu (PFL/TO), Vice-Presidente de Secretaria licenciada da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), nem todas as medidas são inócuas, mas refletem a falta de sensibilidade do Governo para com os produtores.
A CNA tem orientado os produtores, com dificuldades em pagar suas dívidas, a negociar com os agentes financeiros, no caso de prorrogação das dívidas de crédito rural prorrogadas ou vincendas, excluídas as do Programa Especial de Saneamento de Ativos (Pesa) e de Securitização. Se o banco se negar a protocolar a carta, o produtor poderá enviar material por via judicial ou notificação extrajudicial, por cartório.
O deputado Carlos Melles (PFL./MG), que também participou da audiência, avalia que o descaso do Governo Federal com o setor rural sinaliza a falta de conhecimento sobre a importância da agricultura. Ele disse que nunca assistiu uma situação tão grave e teme que em pouco tempo, a crise, que atinge o setor primário, se estenda para outros elos da economia nacional.
As informações são da CNA.