MAPA divulga documento da agropecuária para Rio+20
8 de junho de 2012
Mercado físico da vaca gorda – 06-06-2012
8 de junho de 2012

CNA: Kátia Abreu defende legislação ambiental brasileira em Paris, no Congresso Mundial da Carne

“A agropecuária brasileira cresce, ao mesmo tempo em que respeita o meio ambiente”, disse a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, nesta quinta-feira (07/jun), em Paris, na França, ao representar o Brasil na mesa-redonda de encerramento do Congresso Mundial da Carne.

“A agropecuária brasileira cresce, ao mesmo tempo em que respeita o meio ambiente”, disse a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, nesta quinta-feira (07/jun), em Paris, na França, ao representar o Brasil na mesa-redonda de encerramento do Congresso Mundial da Carne. Ela afirmou que o Brasil tem uma das legislações ambientais “mais rigorosas do mundo” e indagou “qual seria a reação dos produtores de Europa, Estados Unidos e China se enfrentassem a legislação que os brasileiros enfrentam”.

A senadora citou como exemplo as Áreas de Preservação Permanente (APPs), que fazem parte do novo Código Florestal, e obrigam os produtores a retirar-se das margens dos rios, para que essas áreas sejam reflorestadas. A presidente da CNA defendeu as APPs, lembrando que, no Brasil, é reconhecida sua importância para preservação das fontes de água, o que levou à sua regulamentação em lei.

Durante sua exposição, a senadora lembrou que o setor agropecuário brasileiro já vem se desenvolvendo de forma sustentável há décadas. “Se nós observarmos o período de 1940 até 2006, quando foi realizado o último Censo Agropecuário no Brasil, tivemos um aumento no rebanho em torno de 400%. No entanto, a superfície de pastagem cresceu apenas 80%”, afirmou ela.

A presidente da CNA lembrou que, atualmente, o agronegócio representa 33% de todos os empregos do Brasil e 37% de todas as exportações do País. Além disso, há 10 anos o setor é responsável por manter a balança comercial brasileira superavitária, em 29 bilhões de dólares. Tudo isso, disse a senadora, preservando o meio-ambiente.

Fonte: CNA, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

 

1 Comment

  1. ANDRÉ BARTOCCI disse:

    Pergunta da senadora Kátia Abreu:“qual seria a reação dos produtores de Europa, Estados Unidos e China se enfrentassem a legislação que os brasileiros enfrentam?”…Seria muito interessante que a sociedade soubesse desta RESPOSTA.