O Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lança seus Indicadores Pecuários amanhã (11), às 15 horas, na sede da entidade, em Brasília (SBN – Edifício Palácio da Agricultura – salão de eventos – 4o andar). Os novos indicadores, elaborados em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP), servirão de parâmetro para a análise do desempenho da atividade pecuária no Brasil, com dados sobre conjuntura, mercados interno e externo, preços de boi gordo e de bezerro, mercado futuro, entre outras informações de interesse de pecuaristas, técnicos e analistas de mercado. Com 165,7 milhões de cabeças bovinas, o País possui o maior rebanho comercial do mundo, com perspectivas de se tornar o maior exportador de carne.
A nova publicação da CNA apresenta dados pesquisados pelo Cepea/Esalq/USP em 17 regiões pecuárias do Brasil a respeito do comportamento da produção e comercialização dos produtos pecuários, cuja tendência de expansão é comprovada pelo crescimento das exportações brasileiras. Somente em 2001 o setor exportou US$ 1,02 bilhão em carne bovina, sendo que, de janeiro a maio de 2002, o valor negociado já chegou a US$ 425 milhões, aumentando em 23,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os Indicadores Pecuários acompanharão o desempenho do setor, agregando novos índices para mensurar os custos de produção, os preços de mercado e avaliação de performance dos produtos concorrentes, como carnes suína e de aves.
Fonte: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), adaptado por Equipe BeefPoint