Canadá: vaca louca confirmada
6 de julho de 2006
Vamos incentivar os jovens agricultores
10 de julho de 2006

CNA/Cepea: custos da pecuária crescem em maio

Os custos operacionais da pecuária voltaram a crescer no mês de maio em ritmo mais acelerado que a inflação geral da economia. De acordo com pesquisa realizada em nove estados pelo Cepea/USP em convênio com a CNA, os custos efetivos, que representam os desembolsos mensais do produtor, aumentaram 0,56% no mês de maio. Já os custos totais tiveram um incremento de 0,90%. A variação do IGP-M no mês de maio foi de 0,38%. Os principais responsáveis pelo crescimento dos custos foram o serviço terceirizado de desmatamento, máquinas e implementos agrícolas e bezerros.

Os valores acumulados de janeiro a maio deste ano registraram aumento de 5,32% para os custos efetivos e 4,22% para os totais, na média dos nove estados pesquisados. Apesar do comportamento de baixa observado no primeiro trimestre, a partir de abril os custos começaram a crescer estimulados pelo aumento do salário mínimo e as mudanças em variáveis econômicas, como câmbio e taxa de juros.

Os custos efetivos aumentaram 4,94% e os custos totais 3,53% em abril deste ano. Em contrapartida, os preços da arroba bovina acumularam queda de 6,41% nos primeiros cinco meses do ano, agravando a crise gerada pela perda de renda da pecuária de corte nos últimos três anos. Desde fevereiro de 2003, quando se iniciou a pesquisa, os custos totais da pecuária de corte acumulam alta de 31%, enquanto os preços da arroba bovina apresentam queda de 16,8%, em termos nominais. As informações são da CNA.

Os comentários estão encerrados.