De olho na expansão do mercado externo de carne bovina, o Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC) realiza reunião preparatória para a Conferência Hemisférica para Erradicação da Febre Aftosa, que acontece nos dias 3 e 4 de março em Houston, no Texas (EUA). A reunião contará com as presenças do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, representantes do setor produtivo, assim como os componentes do CNPC.
Será realizada uma reunião preparatória do CNPC. O objetivo é que os debatedores façam uma exposição sobre as ações na área de defesa animal. “O Brasil como o maior exportador de carne bovina do mundo precisa adotar posições firmes e estratégias de marketing, mostrar tudo o que fazemos pela sanidade de nosso rebanho, principalmente no combate à febre aftosa”, destacou o secretário.
Ele também lembrou que São Paulo exporta 70,8% da carne bovina brasileira e, portanto, a sanidade do gado é fator primordial. “Nosso estado não registra um único foco de aftosa há oito anos”.
A Conferência Hemisférica de Erradicação da Febre Aftosa ocorre durante a Exposição Pecuária do Texas, uma das maiores do mundo. Durante o evento, haverá um painel somente para discutir a erradicação da aftosa na América do Sul. “O Brasil é peça fundamental nesta discussão, temos que trabalhar em parceria com os países vizinhos, não podemos achar que acabar com esta doença em território brasileiro é suficiente, temos que manter a sanidade do rebanho do bloco como um todo”, enfatizou Duarte.
Em 2003, a cadeia produtiva paulista da carne bovina alcançou exportações no valor de US$ 1,13 bilhão, enquanto que o Brasil chegou a US$ 1,60 bilhão.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura de SP, adaptado por Equipe BeefPoint