Falhas na vedação podem comprometer seriamente a eficiência na conservação de forragens devido ao ingresso de ar na massa, o que se traduz em aumento da temperatura, das perdas pela presença de fungos e possível contaminação de produtos de origem animal (exemplo: leite) com microrganismos indesejáveis.
Falhas na vedação podem comprometer seriamente a eficiência na conservação de forragens devido ao ingresso de ar na massa, o que se traduz em aumento da temperatura, das perdas pela presença de fungos e possível contaminação de produtos de origem animal (exemplo: leite) com microrganismos indesejáveis.
Além, da importância da qualidade do filme plástico, a proteção deste com outros materiais (terra; cascalho; pneus) pode representar grande demanda de mão-de-obra, seja para colocá-los ou também para retirá-los, principalmente quando o silo é extenso ou existem vários silos numa mesma propriedade. Porém, este tipo de cobertura traz benefícios, diminuindo a incidência de raios solares e as trocas gasosas com o ambiente. Ainda, o emprego de materiais na parte superior do silo provoca adesão entre a lona e a massa ensilada, o que dificulta o caminho do oxigênio na massa.
Amaral et al. (2009), conduziram um estudo avaliando-se o efeito da presença de bagaço de cana (10 kg/m2) ou de terra (30 kg/m2) sobre o plástico (coloração preta e espessura de 200 micras) utilizado na vedação de silagem de milho (Figura 1).
Figura 1. Cobertura sobre as lonas: à esquerda, tratamento controle – sem proteção; no centro, tratamento com 10 kg/m2 de bagaço e a direita, tratamento com 30 kg/m2 de terra.
A partir do 81° dia de fermentação na silagem que não apresentava cobertura sobre a lona foi observada maior temperatura até o momento de abertura dos silos (Figura 2).
Figura 2. Temperaturas de silagens de milho localizadas no topo do silo.
Possivelmente, com o passar dos dias, a efetividade contra os raios ultravioletas do filme exposto à radiação foi reduzida, o que permitiu aumento da permeabilidade da lona ao oxigênio. Dessa forma, pode ter havido maior atividade de microorganismos aeróbios, os quais iniciaram a deterioração da silagem, promovendo aquecimento da massa de forragem.
Figura 3. Aspecto visual das silagens na camada inicial: a esquerda, tratamento controle – sem proteção; no centro, tratamento com 10 kg/m2 de bagaço e a direita, tratamento com 30 kg/m2 de terra.
Temperaturas mais elevadas na massa favorecem o desenvolvimento de microrganismos indesejáveis, o que prejudica a qualidade nutricional e sanitária da silagem, levando a maiores perdas. Desse modo, quando for possível, o plástico utilizado na vedação, principalmente o de coloração preta, deve receber algum tipo de proteção.
Como o uso de terra é dificultoso dentro da fazenda, o bagaço de cana-de-açúcar pode ser uma alternativa a ser utilizada sobre o filme plástico para a vedação, por ser material mais leve e não trazer problemas de contaminação da silagem.