Uma dúvida que sempre surge quando sugerimos a reunião de lotes para pastejo rotacionado é a questão da metragem ideal do cocho de sal mineral.
O ideal não existe! O bom senso e a observação nos ensinam que, desde que o cocho esteja sempre com sal à disposição dos animais, não haverá disputa nem aglomeração no saleiro, mesmo que este pareça pequeno ou curto para o número de animais.
Na grande maioria das situações práticas, depois de alguma relutância natural, o vaqueiro ou o responsável pela mineralização acaba preferindo ir duas vezes a um mesmo cocho (ainda que no mesmo dia) onde está o lote grande, do que ter que percorrer um número maior de cochos para checar o sal do gado esparramado em pequenos lotes por vários pastos.
Num manejo correto de mineralização não se deve encontrar mais do que 10% do lote no cocho de sal. Se na sua próxima vistoria encontrar concentração grande de animais, certamente a mineralização está deficiente e o pessoal, sabendo de sua visita, correu para salgar os cochos naquele mesmo dia.
Quando for substituir ou fazer novos saleiros, faça-os em “áreas de lazer” e prefira cochos mais largos. Se o local for distante, faça algum tipo de reservatório para estocagem de mineral, assim o encarregado economiza no transporte e pode oferecer sal novo com maior freqüência aos animais.
ViaVerde Consultoria Agropecuária
em Sistemas Tropicais
Rua Manoel Achê 814/12
14020-590 Ribeirão Preto – SP
Tel: (16) 39111377
Fax:(16) 6235319
E-mail: viaverde@viaverde.agr.br
0 Comments
Não concordo com esta colocação de que o cocho independe de tamanho, pois os animais têm hábitos e podemos dizer que horários definidos para irem a água e cocho.
Se o cocho não tiver um bom dimencionamento de espaço, alguns animais não terão acesso ao sal mineral, prejudicando alguns animais do lote. Temos recomendado 1 metro de cocho para 50 animais tendo acesso de dois lados, e colocados no malhador.
Prezado Flávio,
Na coluna dica da semana temos procurado trabalhar conceitos sem dar receitas por entendermos que estas nem sempre atendem à todos.
Sua recomendação é boa e deve funcionar.
Um abraço,
Concordo com o senhor que não podemos ficar presos a receitas, mas devemos dar o máximo de atenção para essa instalação que é indispensável para a pecuária de corte.
E os comentários de Dr. Flávio foram bastante oportunos, respeitar os hábitos dos animais e dar condição para que todos tenham acesso ao suplemento, não é receita.
É garantir a mineralização correta do rebanho.
Gostaria de lembrar também que não basta ter um cocho bem dimensionado, bem localizado, se o manejo dele não for adequado, a reposição do mineral é muito importante, e o treinamento do pessoal é fundamental para que os animais tenham sempre mineral, em condições de ser consumido, a disposição.