O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou ontem (26/10) que a Romênia e a Colômbia enviaram comunicado anunciando a suspensão das importações de carnes brasileiras por causa da ocorrência de focos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul. Subiu agora para 45 o número de países que mantém embargo às carnes brasileiras.
A decisão da Colômbia se estende a todo o Brasil para os animais suscetíveis à febre aftosa – bovinos, bubalinos (búfalos), ovinos, caprinos e suínos, enquanto a Romênia decidiu embargar somente carne bovina procedente dos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
A suspensão, por seis meses, da Colômbia vale para as importações de bovinos, ovinos e suínos. Durante os seis meses de vigência do embargo temporário, o Instituto Colombiano Agropecuário (ICA) vai avaliar o risco de a doença chegar à Colômbia para decidir se mantém ou suspende a proibição.
Este ano, entre janeiro e setembro, as importações colombianas de carnes (bovina, suína e de frango) do Brasil foram de US$ 117.310. No mesmo período, a Romênia importou US$ 98.222 de carnes e derivados de bovinos.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint