Confira os melhores momentos da palestra de Mateus Arantes, estudo de caso Faz. São Mateus, no #wbeef Integração Lavora Pecuária e ILPF
17 de outubro de 2013
Principais indicadores do mercado do boi – 18-10-2013
18 de outubro de 2013

Com liberação de seis plantas, Brasil conta com 19 frigoríficos liberados para exportar para Rússia

“A Rússia liberou as exportações de seis frigoríficos de carne bovina do Brasil, sendo assim há grandes chances de neutralização dos impactos do embargo imposto pelos russos a outros nove frigoríficos em 2 de outubro”, afirmou ontem o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne Bovina (Abiec), Fernando Sampaio.

Agora o Brasil conta com 19 frigoríficos liberados para exportar para a Rússia. Segundo Sampaio, esse número é suficiente para manter o nível mensal dos embarques para a Rússia em torno de 30 mil toneladas, visto que sem essas unidades, o desafio dos frigoríficos seria maior.

A decisão dos russos de liberar mais unidades do Brasil é um indicativo de que o veto a outros nove frigoríficos, iniciado em 2 de julho, não teve motivação comercial, como costumeiramente se alega em relação às constantes restrições impostas pelos russos.

Vale ressaltar que a Rússia, realmente tem uma preocupação com a ractopamina – promotor de crescimento de bovinos e suínos, proibido pelos russos e que atualmente tem o registro suspenso no Brasil, mas que já teve resíduos detectados em lotes exportados para a Rússia.

Adicionalmente, a liberação dos seis frigoríficos confirma, ainda, a tese de que a Rússia precisa de carne brasileira neste momento, em que fornecedores como EUA e União Europeia sofrem com restrições de oferta e dificuldades de cumprir a cota de exportação de 60 mil toneladas para a Rússia.

Nesse contexto, as exportações para os russos avançam. Em setembro, o Brasil exportou 31 mil toneladas de carne bovina para a Rússia, que foi o maior importador da carne brasileira no mês passado. No acumulado do ano, a Rússia importou 240 mil toneladas, alta de 13%.

Confira artigo relacionado

Rússia autoriza seis plantas frigoríficas de carne bovina [MAPA]

Fonte: Jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.