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Com ‘Tinder do boi’, erural projeta forte crescimento

A erural, plataforma de negócios especializada em pecuária, desenvolveu uma inteligência artificial que conecta compradores e vendedores de animais de boa genética a partir de critérios personalizados. A tecnologia dará suporte à expansão da empresa, que projeta multiplicar em até 10 vezes o valor transacionado em sua plataforma nos próximos três anos.

Matheus Ladeia, CEO da erural, afirma que escolher o animal certo é um desafio para muitos pecuaristas, já que há leilões praticamente todos os dias. Apenas na plataforma, existem mais de 100 mil bovinos puros de origem cadastrados. “Temos um time de 16 consultores técnicos que ajuda o produtor, mas seria um desafio aumentar as vendas”, diz.

A tecnologia Meu Lote funciona como um filtro, seguindo uma lógica semelhante aos aplicativos de relacionamento humano, como o Tinder. O usuário cadastra suas informações e indica as características que procura nos animais, desde aspectos simples, como idade e preço máximo, até as qualidades que o touro ou a vaca são capazes de transmitir para as próximas gerações.

Segundo a empresa, o algoritmo realiza uma pesquisa na base de animais disponíveis e apresenta as melhores opções com base nos critérios do produtor, dando preferência aos lotes bem-avaliados por compradores com perfis de compra semelhantes aos do usuário que está realizando a busca.

As informações mais técnicas são ancoradas em programas de avaliação genética, como o ACNP, da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores, o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) e o Embrapa Geneplus.

De acordo com a empresa, os produtores serão notificados sobre os animais que não foram avaliados pelos programas, para que estejam cientes de que terão de se basear exclusivamente nas características físicas. Esses bovinos representam 10% da base da erural.

Ladeia espera que o algoritmo ajude a dar liquidez ao mercado de animais com genética inferior, mas que são bastante superiores aos bois comuns. Em uma conta conservadora, ele afirma que esses animais pagam seus custos em cinco anos e ainda dão lucro de R$ 6 mil a R$ 7 mil.

Na próxima atualização, a erural planeja que a inteligência artificial comece a buscar compradores de forma ativa sempre que um lote for cadastrado na plataforma. Outra ideia é utilizar a base de dados de compras para orientar aqueles que trabalham focados em genética.

“Seremos capazes de informar quais são as diferenças esperadas na progênie que o mercado está demandando mais, para que eles possam priorizar e ter maior liquidez em suas vendas”, afirma Ladeia.

Em um leilão recente de nelore pintado, a erural demonstrou a um produtor que a demanda por animais pintados de vermelho com até 15 meses de idade era 50% maior do que por animais pintados de preto e com idade superior. “Começaremos a direcionar algo que antes era baseado apenas no feeling do pecuarista”, afirma.

Neste ano, as transações na plataforma podem atingir R$ 150 milhões, superando os R$ 70 milhões de 2022. A meta é mais do que dobrar no próximo ano, para R$ 400 milhões, e alcançar entre R$ 500 milhões e R$ 700 milhões em 2025. A erural fica, em média, com 8% do valor das vendas realizadas na plataforma.

Essa expansão deve ser acompanhada da entrada da empresa na venda de genética de animais de produção de leite, no ano que vem, e em insumos e serviços para a pecuária, em 2025.

No fim do ano passado, a erural captou US$ 2 milhões em uma rodada de investimento com a participação da SP Ventures, Domo Invest, Prana Capital e da família Cunha Guedes. No próximo ano, a startup planeja voltar ao mercado com a ambição de atrair US$ 8 milhões.

Fonte: Valor Econômico.

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