EUA: carne bovina lidera inflação de alimentos, diz USDA
1 de novembro de 2011
Russos decidem reabrir acordo na área de carne
1 de novembro de 2011

Começa campanha de vacinação contra Aftosa em 19 Estados

A meta do governo brasileiro é transformar todo o território brasileiro imune da doença com vacinação até 2013.

A segunda etapa de vacinação do rebanho contra Aftosa bovino começa nesta terça-feira, 1º, em 19 Estados. O Ministério da Agricultura estima que durante a campanha 160 milhões de animais (bovinos e bubalinos) serão imunizados contra a doença.

A meta do governo federal é proteger todo o rebanho da zona livre de febre aftosa com vacinação (205,6 milhões de animais) e superar o índice de cobertura alcançado em 2010, que foi de 97,4%. A exceção é o Estado de Santa Catarina, que constitui uma zona livre da doença sem uso da vacinação.

Em Pernambuco, Piauí, Maranhão e Pará, cujos calendários foram alterados, a vacinação começa no dia 14 de novembro. A mudança faz parte dos preparativos para a realização do estudo soroepidemiológico, que integra o processo para obtenção do reconhecimento de zona livre de aftosa com vacinação junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A meta do governo brasileiro é transformar todo o território brasileiro imune da doença com vacinação até 2013.

Na maioria das unidades federativas, os rebanhos bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser vacinados. Já na Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Tocantins e no Distrito Federal apenas os animais com idade abaixo de 24 meses serão imunizados. A região pantaneira de Mato Grosso do Sul será a último a finalizar o processo em 15 de dezembro.

Fonte: Agência Estado, adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Icaro Jose Rocha disse:

    Estou em Marabá-PA e lembro que em nosso estado na região Sul e Sudeste, a vacinação  vai do dia 1º a 30 de novembro.

  2. Marcos Kanashiro disse:

    SERVIDORES DO DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO E DEFESA AGROPECUÁRIA – DEFIS DA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO DO PARANÁ – SEAB

    COMUNICADO 02 – PARALISAÇÃO POR TEMPO INDETERMINADO

    Conforme já adiantado no COMUNICADO 01, os servidores do DEFIS/SEAB, categorizados em agentes profissionais (médicos veterinários e engenheiros agrônomos), agentes de execução (técnicos de manejo e meio ambiente, técnicos de laboratório e auxiliares administrativos) e agentes de apoio (serviços gerais), decidiram pelo indicativo de paralisação dos serviços por tempo indeterminado após a realização de assembleias nos 21 núcleos regionais do Estado.
    A reivindicação dos servidores é a transformação constitucional dos cargos públicos de agente profissional, de agente de apoio e de agente de execução, e respectivas funções previstas no Quadro Próprio do Poder Executivo do Estado do Paraná – QPPE, instituído pela Lei Estadual nº 13.666, de 05 de julho de 2002, para os cargos equivalentes e previstos nas respectivas carreiras de servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Paraná – ADAPAR, bem como, acrescentar na proposta de projeto de lei da autarquia em questão a previsão de cargos equivalentes aos de Agentes de Apoio do QPPE com as suas respectivas transformações.
    No dia 28 de outubro de 2011 a comissão de negociação estadual, composta por três servidores do DEFIS eleitos nas assembleias regionais, protocolou na SEAB a carta (LINK: http://www.afisapr.org.br/noticias/150-servidores-do-defis-solicitam-que-a-seab-negocie-para-evitar-a-greve) contendo a pauta de reivindicações e abrindo o prazo de 48 horas para que o governo estadual atenda os servidores do DEFIS. Não foi possível entregar a carta nas mãos do Secretário da Agricultura do Estado do Paraná, uma vez que este encontrava-se em viagem.
    Caso, ao final do prazo de 48 horas estipulado pela comissão de negociação estadual, a direção da SEAB não atenda à reinvindicação dos servidores do DEFIS, estes irão marcar a data para iniciar a paralisação das suas atividades por tempo indeterminado, notificando o Governo Estadual com 72 horas de antecedência.
    A CNE – COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO ESTADUAL, por meio de seus membros ADRIANO LUIZ CENI RIESEMBERG (Curitiba) (adrianariesemberg@ymail.com), ANTÔNIO MINORO TACHIBANA (Curitiba) (minotati@hotmail.com) e MARIANA FILIPPI RICCIARDI (Curitiba) (ricciardimari.vet@gmail.com) coloca-se à disposição para maiores esclarecimentos.
    CARTA PROTOCOLADA NA SEAB PELA CNE EM 28/10/2011: http://www.afisapr.org.br/noticias/150-servidores-do-defis-solicitam-que-a-seab-negocie-para-evitar-a-greve

    Atenciosamente,

    COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO REGIONAL

    Umuarama, 29 de outubro de 2011.