A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) está fazendo uma missão técnica no Uruguai, com o objetivo de auditar os serviços veterinários oficiais.
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) está fazendo uma missão técnica no Uruguai, com o objetivo de auditar os serviços veterinários oficiais, segundo informou o El País.
O trabalho será feito a pedido do Uruguai e se baseia no documento da OIE denominado “Desempenho, visão e estratégia” dos Serviços Veterinários, que possui quatro capítulos fundamentais: recursos humanos e financeiros; autoridade e competência técnica; interação com as partes interessadas e acesso aos mercados.
Segundo o chefe da Direção Geral de Serviços Pecuários do Uruguai, Francisco Muzio, não se trata de uma auditoria como as que chegam habitualmente buscando realizar análises de risco antes da exportação, mas sim, “trata-se de uma avaliação que servirá ao país para ver como está situado”.
A informação gerada pelo trabalho técnico será manejada internamente por autoridades uruguaias, pois outorgará um diagnóstico preciso da situação, das carências e dos pontos fortes do sistema sanitário.
Os técnicos não somente revisarão documentação oficial, mas também, visitarão vários departamentos do interior do país, percorrendo escritórios regionais dos Serviços Pecuários, o sistema de barreiras sanitárias, assim como também, algumas plantas frigorificas e estabelecimentos pecuários.
Também serão informados sobre o funcionamento da rastreabilidade obrigatória do gado bovino, ferramenta que o Uruguai colocou em funcionamento na primavera passada para garantir a segurança alimentar aos mercados.