PR: Guarapuava realiza feira de bezerros
28 de abril de 2003
MT lança campanha antiaftosa hoje
30 de abril de 2003

Começa nova etapa de vacinação no Brasil

Começa no dia 1o de maio uma nova etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Cerca de 110 milhões de bovinos e bubalinos serão imunizados em 13 estados mais o Distrito Federal.

Serão vacinados 8,6 milhões de animais no Mato Grosso, com idade abaixo de 24 meses, 10,6 milhões no Mato Grosso do Sul, animais também com idade abaixo de 24 meses, 10,9 milhões em Minas Gerais, no rebanho do Circuito Pecuário Centro-Oeste. Nos outros estados a vacinação será em todo o rebanho: 1,6 milhão no Acre, 4,5 milhões no Maranhão, 13,7 milhões no Pará, 1,8 milhão no Piauí, oito milhões em Rondônia, 100 mil no Distrito Federal, 19,6 milhões em Goiás, 9,7 milhões no Paraná, 755 mil em Sergipe, 13,5 milhões em São Paulo e 6,8 milhões em Tocantins.

A campanha de vacinação integra o Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa (PNEFA) do Mapa, que prevê a eliminação da doença em todo o território nacional até dezembro de 2005. A expectativa é que haja uma demanda recorde de 346,5 milhões de doses de vacina este ano, o que representa um aumento de 6,6% sobre as vendas de 2002.

Atualmente, o Brasil utiliza a vacina trivalente contra os vírus O, A e C, que permanecerá sendo utilizada no país até que se tenham levantamentos sorológicos completos de identificação dos vírus existentes prevalentes na Bolívia e nos outros países fronteiriços. A decisão foi tomada pelas lideranças dos setores oficiais e privados do Brasil, durante a última reunião da Comissão Sul-Americana de Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa), realizada em março, em Santiago do Chile, e visa ampliar a segurança contra eventual reintrodução de vírus no Brasil.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.