Rastreabilidade: uma necessidade do mundo globalizado
13 de novembro de 2002
Chile impõem mais barreiras à carne brasileira
18 de novembro de 2002

Começa sorologia antiaftosa no MS

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) iniciou nesta semana em Mato Grosso do Sul a coleta de sangue de 1.800 bovinos em propriedades situadas nos municípios de Sete Quedas, Naviraí e Paranhos. O objetivo é manter a área livre da febre aftosa. Segundo informações do diretor-presidente do Iagro, Alexandre Auler Krabbe, a sorologia estava prevista antes mesmo do descobrimento do foco da doença no Paraguai.

“O monitoramento está previsto no código zoosanitário internacional e garante ao Estado a manutenção do status de área livre da doença com vacinação”, frisou. Cerca de 20 técnicos estão percorrendo fazendas nesses municípios para coletar as amostras. O material será enviado para análise no Laboratório de Referência Animal de Porto Alegre.

Chile

Até esta quarta-feira (13), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) não havia conseguido reverter a suspensão da importação de carne bovina por parte do Chile, que interrompeu as compras do produto de Mato Grosso do Sul desde sexta-feira passada (08).

Ontem o Iagro enviou relatório completo ao Mapa explicando como está o trabalho de vigilância. As informações devem ser reportadas ao Chile. O país é o 2o maior comprador de carnes de Mato Grosso do Sul. Somente no ano passado, foram mais de US$ 17 milhões, enquanto neste ano o volume até setembro ficou em US$ 6,7 milhões.

Fonte: Correio do Estado/MS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.