Meira Fernandes realiza reunião itinerante
19 de janeiro de 2004
Rússia está disposta a rever cota de carnes para o Brasil
21 de janeiro de 2004

Começam a nascer bezerros Simental de linhagem sul-africana no Brasil

Animais resultam de embriões importados pela Casa Branca Agropastoril, propriedade do produtor mineiro Paulo de Castro Marques.

Cerca de 500 embriões da raça Simental importados da África do Sul há um ano começam a gerar animais nascidos no Brasil. As primeiras crias estão nascendo nas fazendas da Casa Branca Agropastoril, propriedade do empresário Paulo de Castro Marques, no sul de Minas Gerais.

“Os bezerros Simental da linhagem sul-africana são esperados com muita ansiedade não apenas por nós da Casa Branca, mas também pelos demais criadores de Simental do País. Afinal, com esse lote a raça ganha novo impulso, já que passa a contar com animais com alta resistência, adaptação às exigentes condições do Brasil Central e excelente produtividade e fertilidade, aspectos marcantes do Simental sul-africano, além do ganho de peso, habilidade materna e precocidade que caracterizam o Simental”, afirma Paulo de Castro Marques.

Após ser desmamados, esses animais deverão seguir para a propriedade da Casa Branca Agropastoril na bacia do Rio Araguaia, no Mato Grosso, que está sendo preparada para servir de campo de provas da empresa. Lá, os bezerros serão avaliados em seus atributos de produção e fertilidade.

Paulo de Castro Marques visualiza excelente futuro para a raça no Brasil com a utilização de genética originária da África do Sul. Essa confiança levou o produtor à importação de vários animais dessa linhagem, como o touro Pioneer, que nasceu no Canadá. “Pioneer é o espelho do que a Casa Branca Agropastoril objetiva conseguir em seu projeto com a raça Simental. Trata-se de um touro de apenas três anos de idade, mas de tremendo destaque”, informa Paulo de Castro Marques. A genética de Pioneer desperta grande interesse de outros criadores do País. Uma dose de sêmen do reprodutor está cotada a R$ 115,00, valor que diferencia Pioneer por suas qualidades.

“Em dezembro de 2003, a primeira filha de Pioneer, de apenas três meses de idade, foi primeiro prêmio em sua categoria na Copa dos Criadores da raça Simental, realizada durante a Exposição Agropecuária de Avaré (Emapa). Além desse título, a bezerra foi Campeã Bezerra da exposição e 3a Melhor Fêmea da raça, demonstrando toda a sua qualidade e, por conseqüência, os méritos genéticos do seu pai, Pioneer”, assinala Leonardo Pinheiro Machado, responsável técnico da Casa Branca Agropastoril.

Fonte: Assessoria de imprensa da Casa Branca Agropastoril

Os comentários estão encerrados.