Charque, carne de sol, carne seca
5 de dezembro de 2003
Enzimas Fibrolíticas como aditivos na alimentação de bovinos de corte – parte 1/3
9 de dezembro de 2003

Comitês gaúchos reúnem-se para estimular cadeia da carne

O desenvolvimento de ações para estimular a pecuária de corte do Rio Grande do Sul ganha impulso hoje. A Universidade Sebrae de Negócios (Usen) reunirá representantes dos cinco comitês da área de carne bovina para normalizar os procedimentos e verificar as demandas específicas de Pelotas, Santa Maria, Alegrete, Vacaria e Bagé. A iniciativa faz parte do programa “Juntos para Competir”, uma parceria do Sebrae/RS, Senar e Farsul.

O encontro servirá para conhecer as necessidades da região de abrangência dos comitês, que serão apresentadas pelos coordenadores. Entretanto, há uma preocupação comum dos pecuaristas: a modernização do sistema de defesa sanitária.

A cadeia produtiva da carne proporá ao governo do Estado a inclusão da rastreabilidade no plano de modernização. O presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Farsul, Fernando Adauto Loureiro, sugere apoio oficial para que os benefícios fiscais atinjam somente os produtores que tiverem o rebanho rastreado. “O pecuarista abriria mão de uma parcela grande da arrecadação em função da modernização do setor e da oportunidade de exportar”, disse.

Ele sugeriu a unificação dos processos de fiscalização. Atualmente, enquanto a Secretaria da Fazenda exige nota fiscal para circulação do produto, a Secretaria da Agricultura obriga a apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA).

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.