A conexão emocional com o cliente tem a ver com empresas que vendem produto de alto valor e diferenciados. Vou dar um exemplo: viralizou nesses últimos dias um vídeo (assista aqui) que recebi múltiplas vezes pelo WhatsApp da Jacto, empresa brasileira de máquinas e implementos agrícolas.É um vídeo que não tem o logo da Jacto.
É um vídeo de um evento da família dos fundadores da Jacto, de sucessão, de transmissão. Um evento que eles fizeram para a segunda geração passar a chave da empresa para a terceira geração.
Por que esse vídeo viralizou no WhastApp? Porque as pessoas, mesmo que não comprem Jacto, mas que são do agro, conectam-se com aquilo, porque a visão de um futuro ideal de um produtor é que o negócio dele tenha continuidade, que os filhos tenham orgulho do que fazem, do que os pais fizeram, que queiram dar continuidade, inovar, avançar, melhorar.
E aquele vídeo é um presente para o mundo do agro, porque simplesmente conta uma história de forma emocionante. Esse vídeo não conectaria tanto em um mercado que não tem esse elemento de negócios familiares tão presentes como em fazendas.
Eu garanto que esse vídeo não foi feito para fora, mas sim, para dentro, para aquela família. O vídeo só fala coisas que aquela família valoriza muito, que está na essência e na verdade deles. E quando isso é comunicado para fora, o mercado deles também se conecta com isso. E você cria uma conexão que tem a ver com os valores, com o trabalho.
Você provavelmente confia mais neles agora, acredita mais neles agora. E o vídeo não mostra nem o logo da empresa, só expressa coisas que são muito valiosas para aquelas pessoas, para aquela família e, por acaso, de uma empresa.
O vídeo não tem a lista de valores, mas quando você assiste, entende que aquilo é para você, que conversa com seu coração de uma forma intensa, a ponto de eu chorar. Com isso, você está muito mais próximo daquela empresa.
Seria muito difícil fazer um vídeo fake desses. Por mais que você contrate o melhor publicitário do mundo ele vai fazer uma campanha que é uma casca, mas o que emociona no vídeo não é a casca, é o que você sente, a verdade que está transparecendo.
O vídeo é uma expressão de uma visão de futuro de que é possível dar continuidade nos negócios , que a próxima geração assuma com seu jeito, com a sua cara e que valorize o passado e construa o futuro. E isso é uma verdade essencial do produtor. Por acaso, é uma verdade essencial também dessa empresa.
Quando tem essas duas coisas, eles nem precisam pagar, porque você manda várias vezes por WhatsApp. E é legal esse exemplo, porque família Jacto investe dinheiro em estimular o conhecimento de gestão de negócios familiares no Brasil. Eles são um dos fundadores de uma rede de troca de experiências. É uma rede mundial que eles trouxeram para o Brasil, de famílias empresárias.
Eles investem, pagam, não para que a família deles aprenda, mas que esse mercado se enriqueça com isso. Então, ativamente eles estão exercitando através de ações, de trabalho apresentar isso de uma forma muito positiva. E isso não porque eles acham que é legal para o marketing, é o que eles acreditam de verdade, estão dispostos a gastar dinheiro do bolso deles, o tempo deles, a energia deles para botar essa mensagem para frente.
E se você for olhar na essência, as empresas mais interessantes, poderosas e bem-sucedidas fazem coisas que efetivamente acreditam, não porque é a onda da vez e é isso que tem tanta força, é uma coisa que você sente que está na essência.
Fonte: AgroTalento.