A atenção da mídia ao bem-estar animal tem efeitos negativos significantes na demanda de carnes dos Estados Unidos, de acordo com um estudo feito pela Universidade do Estado de Kansas. Os resultados do estudo são baseados em uma pesquisa extensa dos principais jornais e revistas dos Estados Unidos usados para desenvolver índices refletindo informações públicas sobre bem-estar animal que os consumidores do país receberam de 1982 a 2008.
A atenção da mídia ao bem-estar animal tem efeitos negativos significantes na demanda de carnes dos Estados Unidos, de acordo com um estudo feito pela Universidade do Estado de Kansas. Os resultados do estudo são baseados em uma pesquisa extensa dos principais jornais e revistas dos Estados Unidos usados para desenvolver índices refletindo informações públicas sobre bem-estar animal que os consumidores do país receberam de 1982 a 2008.
Esses índices de mídia foram, então, incorporados a um sistema de demanda de carnes para estimar o efeito das informações sobre bem-estar animal publicados pelas fontes de mídia dos Estados Unidos na demanda por carne bovina, suína, de aves e de outros alimentos.
Os efeitos mais diretos da atenção da mídia foram principalmente associados com a demanda de carne suína e de aves, mas os pesquisadores destacaram que a indústria de carne bovina não está imune a isso. “Esse estudo mostrou que a maior atenção da mídia levou a uma redistribuição de gastos para alimentos que não são carnes ao invés de redistribuição dos gastos entre os produtos de carne competidores. De acordo com isso, todas os três setores avaliados acabam perdendo se os gastos totais com carnes são reduzidos porque os consumidores obtêm maior quantidade de informações da mídia relacionadas a questões de bem-estar e manejo dos animais”.
Apesar de esse estudo fornecer uma primeira avaliação sobre como a atenção da mídia para as informações sobre bem-estar animal influencia as compras de carne, mais pesquisas são necessárias sobre esse tema, disseram os pesquisadores. O estudo completo pode ser acessado no link: http://www.agmanager.info/.
A reportagem é do Meat&Poultry, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
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Minha tese é um tanto maluca. Acho que a mídia, ao explicar para os consumidores aspectos relacionados ao bem estar animal, seja para criticar o “modus operanti” ou mesmo para elogiar cuidados incorporados no manejo dos animais, acaba lembrando-os que a carne é oriunda de animais e não nascem nas bandejas dos supermercados ou açougues. E para uma parcela dos consumidores urbanos, muito distantes da realidade do campo, esta ligação da carne com os animais diminui seu interesse pelo produto. Campanhas de marketing de incentivo ao consumo de carne elaboradas por publicitários, sob encomenda de associações de produtores, frigoríficos ou redes varejistas, já a algum tempo incorporam cuidados para atenuar este vinculo.