Palestrantes internacionais do BeefSummit Brasil na estrada: 600 km rodados, 6 cidades, 1 frigorífico, 2 confinamentos e 1 unidade experimental
17 de dezembro de 2013
Os produtores devem tratar a pecuária com visão empresarial, visando produtividade e ganho de valor agregado por produzir um produto diferenciado [Gustavo Laureano – Brasão do Pampa]
17 de dezembro de 2013

Competitividade: aumentar desfrute, giro mais rápido e abate de animais mais novos [José Luiz Moraes Vasconcelos – Zequinha]

BeefPoint lançou seu prêmio mais importante do ano para reconhecer e celebrar quem faz a diferença na pecuária de corte brasileira.

Nosso trabalho é focado em 3 pilares: conhecimento, relacionamento e inspiração. Tudo isso com foco em uma pecuária mais moderna, lucrativa e eficiente. Realizar um prêmio que seja uma festa e uma homenagem a essas pessoas especiais da pecuária de corte é a melhor maneira que encontramos para trazer inspiração a todos os envolvidos na cadeia da carne. Celebrar e destacar os bons exemplos é o caminho que encontramos e por isso estamos fazendo o Prêmio BeefPoint Brasil 2013.

A premiação ocorreu durante nosso maior evento de 2013, o BeefSummit Brasil, que reuniu mais de 1.000 pessoas em Ribeirão Preto, SP, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2013.

A cerimônia de entrega dos prêmios e divulgação dos ganhadores foi no final do dia 10 de dezembro, após as palestras e antes do coquetel com Chopp Pinguim e degustação de carnes especiais.

Para conhecer melhor os finalistas de cada categoria, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles.

Confira abaixo a entrevista com Jose Luiz Moraes Vasconcelos (Zequinha), um dos finalistas do Prêmio BeefPoint Brasil, na categoria Professor-Pesquisador.

zequinha

Zequinha nasceu na cidade de Passos (MG) e em 1980 se formou em Medicina Veterinária pela UFMG. É docente da FMVZ – UNESP Botucatu desde Março de 1989, onde trabalha com estratégias para aumentar a eficiência reprodutiva em bovinos. Sendo que a maior parte de suas pesquisas é com fisiologia da reprodução, visando aumentar eficiência dos protocolos de sincronização da ovulação (IATF).

BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária de corte do Brasil hoje?

Zequinha: O grande desafio é conseguir colocar em prática dentro das fazendas, as tecnologias disponíveis. Isto muitas vezes não ocorre devido as incertezas do mercado e consequentemente da remuneração a ser obtida. Além de que, a mão de obra qualificada é vital para implantar tecnologias e ter resposta esperada.

BeefPoint: O que o setor poderia, deveria fazer para aumentar sua competitividade no Brasil?

Zequinha: Produzir carne de qualidade com preço competitivo no mercado internacional. Para isto deve-se aumentar desfrute, com giro mais rápido do negócio e abate de animais mais novos.

BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira? Qual a sua maior realização?

Zequinha: Como docente é ver ex-alunos saindo bem no mercado. Como pesquisador é verificar que algumas de nossas propostas estão sendo implantadas e ajudando os sistemas de produção a serem mais eficientes.

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Zequinha: São muitos os projetos com resultado abaixo da expectativa, mas isto faz parte, se não erramos, não mudamos a forma de pensar. Por isto é vital a troca de informações para minimizar erros que custam bastante dinheiro.

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

Zequinha: Continuar!

BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?

Zequinha: Ser lucrativa, com boas perspectivas de futuro.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro do Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

Zequinha: Tive oportunidade de acompanhar o trabalho do Arnaldo Eijsink, na Fazenda São Marcelo, em Juruena. Impressiona a determinação em aplicar os conhecimentos para melhorar a eficiência do sistema.

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?

Zequinha: Tem os acima e os abaixo da média, como em qualquer atividade. Cada um deve decidir onde quer estar. Para estar acima da média temos que fazer algo diferente da média.

Os comentários estão encerrados.