A maioria dos estudos com plantas forrageiras se concentra apenas na parte aérea, devido, principalmente, à dificuldade de se avaliar o sistema radicular. O desenvolvimento das plantas, no entanto, está diretamente relacionado à sua capacidade de absorção de nutrientes e, consequentemente, ao crescimento e funcionalidade de seu sistema radicular.
O Projeto C.A.P.I.M (Caracterização e Avaliação de Pastagens Irrigadas e seu Manejo), financiado pela Fapesp, foi desenvolvido na Esalq/USP sob coordenação do Prof. Moacyr Corsi. O objetivo deste projeto foi obter dados que permitissem a análise econômica de sistemas de produção em pastos irrigados e o desenvolvimento de modelos dinâmicos de simulação, para suporte de decisão na produção de bovinos, neste sistema de uso de pastagens. Este projeto envolveu as seguintes áreas do conhecimento: ciência do solo, fisiologia vegetal, manejo de pastagens, produção e nutrição animal, e irrigação. No experimento foram testadas três intensidades de pastejo: alta, média e baixa (1.000; 2.500; e 4.000 kg MS/ ha de resíduo pós-pastejo, respectivamente). Foi adotado o método de pastejo rotacionado com 33 dias de descanso e 3 dias de ocupação.
A dinâmica do sistema radicular foi uma das características do capim Tanzânia estudadas no Projeto C.A.P.I.M. (Pagotto, 2001). Além da determinação da massa, da superfície e do comprimento das raízes, foi feita uma separação entre raízes vivas e mortas de amostras coletadas de 0 a 20 e de 20 a 40 cm de profundidade. Pagotto (2001) observou que não houve crescimento de raízes novas até 12 dias após o pastejo nas áreas sob intensidade de pastejo média e baixa. Nas áreas sob alta intensidade de pastejo, o crescimento de raízes novas só foi iniciado 21 dias após o pastejo. Foi observado também que 76% das raízes vivas e 82% das raízes mortas se concentrava nos primeiros 20 cm do solo. O autor concluiu que o desenvolvimento do sistema radicular no capim Tanzânia está inversamente relacionado à intensidade de desfolha, sendo que altas intensidades de pastejo retardam o desenvolvimento de raízes novas.
Comentário do autor: sistemas de produção animal em pastagens são bastante complexos, principalmente devido às interação entre o clima, o solo, a planta e o animal. O estudo e a compreensão destes sistemas, portanto, depende de estudos amplos e multidisciplinares. O Projeto C.A.P.I.M. é um exemplo deste tipo de estudo. Este Projeto está em fase final de execução e seus resultados já estão sendo publicados. O experimento desenvolvido por Pagotto (2001) é bastante importante, principalmente devido à carência de informações sobre o desenvolvimento do sistema radicular de gramíneas tropicais. Este trabalho mostra que intensidades de pastejo muito elevadas determinam um atraso na retomada do crescimento das raízes. Este fato é extremamente importante para a determinação de estratégias de adubação e manejo. É possível, por exemplo, que em áreas desfolhadas de forma mais intensa a eficiência de uso de fertilizantes seja maior se a adubação for parcelada. Essa hipótese, no entanto, ainda precisa ser testada em experimentos futuros.