A utilização de resíduos vegetais e animais na preparação de compostos orgânicos é uma das melhores maneiras de transformar resíduos orgânicos em adubo. O rendimento do material final é da ordem de 1/3 a 1/2 do volume inicial, pesando cerca de 400 a 600 quilos/m3, dependendo principalmente do teor de umidade. Entenda-se, desde já, que o seu efeito no solo não é apenas pelos nutrientes que coloca à disposição das plantas, mas, principalmente, pelas alterações que nele provoca, mesmo quando usado em pequenas quantidades.
Os principais efeitos da matéria orgânica no solo são: melhorar o nível de aproveitamento dos adubos químicos, ajudar na solubilização de nutrientes, possibilitar um melhor controle da erosão, melhorar o arejamento, ativar a vida microbiana e melhorar a retenção de água, entre outros.
O composto orgânico é um fertilizante resultante da decomposição aeróbia da mistura de resíduos orgânicos de diversas naturezas, sejam eles de origem animal ou vegetal. De todos os cuidados no preparo do composto orgânico, a aeração e umidade são os mais importantes para o sucesso do processo, pois são responsáveis pela entrada de ar na massa e também pela manutenção da fermentação adequada.
Hoje em dia já existem equipamentos para a mistura, revolvimento e adição de água nos compostos orgânicos como o da foto abaixo. Estima-se que o composto orgânico preparado manualmente custa um homem dia de trabalho por tonelada. As principais formas de aplicação variam principalmente com o tipo de cultura, quantidade de composto obtido e equipamentos disponíveis, podendo ser em cobertura, em cobertura com incorporação ao solo e em covas.
ViaVerde Consultoria Agropecuária
em Sistemas Tropicais
Rua Manoel Achê 814/12
14020-590 Ribeirão Preto – SP
Tel: (16) 39111377
Fax:(16) 6235319
E-mail: viaverde@viaverde.agr.br