A liberação da compra de terras para estrangeiros vai aumentar a demanda no Brasil, mas não deve provocar uma forte alta nos preços das áreas agrícolas, afirmou, o diretor da MB Agro José Carlos Hausknecht. Na quarta-feira (15/02), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que esta concessão pode acontecer nos próximos 30 dias, com o objetivo de dar impulso ao agronegócio.
Para ele, a liberação deve trazer sustentação aos preços das terras brasileiras, mas de forma moderada já que os investidores estrangeiros devem barganhar pelas aquisições.
Segundo ele, o interesse estrangeiro deve se voltar principalmente para os setores de grãos e florestal, assim como o sucroalcooleiro no Centro-Sul do País, “seria bem-vindo a entrada de capital novo para revitalizar o setor”.
Hausknecht comenta, ainda, que, além de os investidores estrangeiros estarem sujeitos à legislação brasileira, assim como os nacionais, o que seria uma segurança para o País, eles têm mais facilidade de acesso ao capital e são mais resilientes a períodos de crise.
Fonte: Estadão, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.