A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou hoje que fará mais um leilão para vender estoques de milho, na próxima terça-feira, 23. Serão ofertados mais 50 mil toneladas do cereal, numa estratégia do governo para medir a real demanda do mercado, disse o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller.
O leilão será voltado exclusivamente para produtores rurais, criadores de aves e suínos de todo país interessados. Num primeiro lote, serão disponibilizadas 9,497 mil toneladas, e no segundo, mais 40,502 mil toneladas.
Na semana passada, foram negociadas apenas 32% das primeiras 50 mil toneladas de milho ofertadas pela Conab. A baixa procura pelos estoques públicos do produto causou surpresa na Pasta da Agricultura, que resolveu lançar mais um leilão a título de “teste”, disse Geller.
Geller também lembrou que no próximo dia 1o de setembro a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) deve se reunir para decidir se autoriza a importação de milho transgênico dos Estados Unidos, a pedido da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A ideia da indústria é aproveitar o período de isenção do imposto de importação para trazer milho americano, que vai até 19 de novembro. Em abril, a Câmara do Comércio Exterior (Camex) zerou essa tarifa de importação para até 1 milhão de toneladas.
Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.