Durante participação de audiência pública na Subcomissão Especial de Pecuária de Corte, vinculada à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, o coordenador geral de política tributária da Secretaria da Receita Federal do Brasil, Ronaldo Lázaro Medina, afirmou que é impossível impedir a concentração dos frigoríficos no Brasil.
Durante participação de audiência pública na Subcomissão Especial de Pecuária de Corte, vinculada à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, o coordenador geral de política tributária da Secretaria da Receita Federal do Brasil, Ronaldo Lázaro Medina, afirmou que é impossível impedir a concentração dos frigoríficos no Brasil. “Isso ocorre nos principais países da indústria frigorífica, como Austrália e Estados Unidos”, comparou.
Segundo ele, os créditos de PIS/Pasep e Cofins concedidos aos frigoríficos exportadores visam compensar a carga tributária embutida na cadeia produtiva. As informações são do MS Notícias.
0 Comments
A concentração de frigoríficos pode ser impedida caso haja um política de combate a possível formação de cartel. Os pecuaristas compram insumos de cartel e vendem seu produto final para o cartel deste modo qualquer aumento de preço pode não corresponder a um aumento na lucratividade ou mesmo na redução de prejuízos.