Nelore predomina na Expogrande
17 de março de 2003
Ameaça de guerra ampliou exportações do Brasil
19 de março de 2003

Confederação apresenta II congresso mundial de Braford em Porto Alegre

A Confederação Mundial de Braford e a Asociación Braford Argentina apresentaram ontem, no restaurante Dado Garden, em Porto Alegre, o II Congresso Mundial de Braford. O evento contou com a presença da imprensa gaúcha, associados e convidados especiais. O II Congresso Mundial de Braford vai ser realizado nos dias 30 e 31 de maio, em Corrientes, Argentina. Hoje, dia 18, o Congresso será apresentado em São Paulo (SP), no Restaurante Leôncios.

A presidenta da Confederação Mundial de Braford, Greice Martins, e o presidente da Asociación Braford Argentina, Luiz Otero Monsegur, detalharam, para os presentes, no evento de Porto Alegre, toda a programação do Congresso, que começa dia 27 de maio, com o pré-congresso. Neste período serão visitados os principais criatórios argentinos. O roteiro tem saída desde Buenos Aires, passando por propriedades em Santa Fé e Mercedes, chegando em Corrientes dia 29.

Já nos dias 30 e 31 de maio, no Salão de Convenções – Cassinos do Litoral, acontece o Congresso em si, com a realização de palestras e simpósios. Sanidade animal e alimentos, economia e mercados, genética, a integração da rês e qualidade da carne serão alguns dos temas a serem abordados no Congresso. Alguns dos palestrantes já confirmados são o Engenheiro Agrícola Arturo Ortiz, agregado agrícola argentino na União Européia, e Peter Milne, presidente do Cattle Council of Austrália.

Nos dias 1o e 2 de junho acontece o pós-congresso, na Sociedade Rural de Corrientes, com a realização da Feira Internacional de Animais Braford. Durante a ocasião também vão ser apresentados os cinco melhores touros e ventres da raça.

A presidenta da Confederação Mundial de Braford e da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Greice Martins, enfatiza a importância deste encontro para a divulgação da raça internacionalmente: “A procura pela raça Braford é grande e vem aumentando a cada dia. Este trabalho deve-se muito ao primeiro Congresso, realizado no Brasil. Esperamos que o segundo tenha ainda mais êxito”.

Segundo o presidente da Asociación Braford Argentina, Luiz Otero Monsegur, o Brasil é o terceiro exportador mundial de carnes e há um grande interesse do governo de estender as fronteiras agrícolas: “Neste contexto, o país é o jogador fundamental para a raça Braford”. Para Frederico Paris, diretor do Congresso, o encontro em Corrientes possibilita o contato entre as associações da raça Braford. “Poderemos tomar conhecimento da forma como cada país tem trabalhado com a raça”, explica.

Fernando Faria Correa, vice-presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, acredita na relevância do evento na orientação dos criadores em relação aos novos rumos da raça em âmbito internacional. “Estão programadas palestras técnicas, onde serão colocadas em discussão novidades que os setores oferecem, como na área de classificação de carcaças, alimentação e genética”, afirma.

A Coordenadora da Comissão de Agricultura e Pecuária da Business Professional Women, Mimi Gonçalves, revela que o Braford já está com um avanço considerável: “Este evento vem confirmar a liderança da raça e suas qualidades. Isto se deve muito ao trabalho da presidenta da Confederação, Greice Martins”.

De acordo com Júlio Barcellos, médico veterinário e palestrante brasileiro no Congresso, o encontro é uma oportunidade de intercâmbio. “Será através dele que determinaremos as tendências atuais”, coloca. Para Debra Godoy, agente consular dos Estados Unidos, compartilhar conhecimento é muito importante na hora de exportar e importar: “É isso que estamos fazendo aqui”, afirma. Carlos Fleitas, cônsul do Paraguai, afirma que os países do Mercosul têm as melhores carnes do mundo. Já Oscar Demaria, cônsul geral do Uruguai, acredita que toda atividade que tem relação com o desenvolvimento da agropecuária nos países do Mercosul é vital. “As informações debatidas aqui serão transmitidas aos órgãos responsáveis pelo setor do nosso país”, enfatiza.

O objetivo do II Congresso, chancelado pela Confederação Mundial de Braford e organizado pela Asociación Braford Argentina, é divulgar a raça, desenvolvendo o mercado mundial do produto. Os países que fazem parte da Confederação Mundial de Braford são: África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Estados Unidos, México, Paraguai e Uruguai. A Confederação foi criada durante a realização do I Congresso Mundial de Braford, em 2000, no Brasil. A raça Braford tem grande representatividade nos países do Mercosul. Existem registrados 70 mil animais no Brasil, 17 mil no Uruguai, 35 mil no Paraguai e 170 mil na Argentina.

Fonte: ABHB (por Cristiane Pereira)

Os comentários estão encerrados.