Conferência online aborda estratégias de negociação

Estratégias de Negociação. Este é o tema do primeiro treinamento online voltado para o desenvolvimento pessoal que a AgriPoint disponibiliza aos seus usuários.

Dia 09/06 (quinta-feira) foi realizada a primeira conferência online do treinamento Estratégias de Negociação entre os participantes e nosso convidado especial, Márcio Miranda, reconhecido no meio empresarial pela sua extrema habilidade como negociador, considerado um expert no assunto.

Suas respostas claras, focando diretamente o ponto e as perguntas interessantes dos alunos garantiram o sucesso do bate-papo. Foram cerca de 1 hora e meia, com o conteúdo dividido em 18 temas centrais, como: perfil do oponente e com se adaptar a ele, quando utilizar as “gorduras” na negociação, o poder na hora de negociar, a tática do bom x mau, negociando com elos mais fortes e relacionamentos de longo prazo, importância da preparação, objetivos tangíveis e intangíveis, dentre outros.

O chat mostrou alguns caminhos a serem seguidos na hora de negociar. Observe o “vocabulário, ritmo, postura, maneira de vestir e se expressar”, contou Marcio ao responder sobre “os primeiro sinais possíveis de captar para identificar o mais rápido possível o perfil do meu oponente”. Esta dica, muitas vezes despercebida nos momentos da negociação, são de extrema importância para identificar o perfil do oponente.

“Apresente números e gráficos para o Metódico, faça uma brincadeira com o Sociável, fale de lucros com o Obstinado” e siga o caminho ideal da negociação, disse Marcio, ilustrando que cada oponente merece postura própria. Caso não identifique este perfil de imediato, “seja mais conservador e pegue “leve”. É mais fácil descontrair depois do que tentar remendar aquela piada do papagaio com o padre…”, orienta Miranda.

Outro tema abordado foi as concessões que podem ser feitas durante a negociação: “devemos ter ‘pontos’ a serem trocados pela gordura no momento da negociação. Como trabalhamos com isto durante a rodada de negócios?”, perguntou um dos participantes. A resposta foi direta: “tenha ‘moeda de troca’. Ele cede um pouco, você também. De preferência, use algo que não tenha muito valor para você e que seja importante para o outro lado”, diz Miranda.

Ainda sobre estratégias de negociação e relação com os oponentes, uma tática conhecida como Bom x Mau, pode dificultar seus interesses, mas tem solução. Quando temos 2 oponentes e cada um faz um papel diferente (uma facilita e o outro dificulta a conversa), devemos utilizar mais uma técnica para “neutralizar” o efeito do mal sobre o poder decisório do bom. Miranda ensina: “basta olhar para o Bom e perguntar se ele concorda com as afirmações do Mau. Isto facilita seus interesses. Mas, se você tem dois Maus, a brincadeira acabou…”.

Toda negociação está baseada em três bases: poder, conhecimento e tempo. Estas são as principais características de uma negociação bem sucedida. Mas uma delas sozinha pode não ser decisória. Pode um negociador com mais poder perder força na negociação? Sim, afirma Miranda: “quem compra melhor um souvenir no Nordeste – um gringo com muito Poder ($$) ou o morador local?”. Este exemplo mostra que negociar é uma habilidade que possui técnicas, estratégias e precisa de prática. Para todos que precisam negociar constantemente (talvez todo mundo), é possível desenvolver tais habilidades e obter melhores resultados.

Ficou interessado em saber mais sobre Estratégias de Negociação? Ainda há tempo para se inscrever neste treinamento online a aproveitar as dicas que estão sendo dadas.

“Esse curso tem como base o que há de melhor na literatura nacional e internacional sobre negociação, incluindo as contribuições de William Ury, Herb Cohen e Richard Shell”, informa Marcelo P. Carvalho, sócio-diretor da AgriPoint.

Ao se inscrever, você ainda ganha um e-book “Negociando para Ganhar”, de mais de 140 páginas escrito por Márcio Miranda, além de ter aulas, exercícios de fixação e o conteúdo desta conferência online na íntegra com inúmeras dicas de sucesso.

As próximas conferências online serão: 15/06 e 30/06, com a participação de Luiz Viegas e 06/07, com Márcio Miranda.

Clique em www.agripoint.com.br.negociacao e faça sua inscrição, ligue para (19) 3432-2199 ou envie uma mensagem para cursos@agripoint.com.br para mais informações.

Os comentários estão encerrados.

Mapa: UE irá exigir identificação individual
9 de junho de 2005
A pecuária e o pecuarista
13 de junho de 2005