Bolívia fecha fronteira para o Brasil
23 de setembro de 2004
Rússia considera Brasil inseguro com relação à aftosa
27 de setembro de 2004

Conferência sobre rastreabilidade é encerrada em SP

O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Amauri Dimarzio, fez ontem, em São Paulo (SP), o encerramento oficial da Conferência Internacional sobre Rastreabilidade de Alimentos, promovida em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Embaixada da França.

O evento reuniu especialistas, pesquisadores, representantes de certificadoras, além de técnicos das áreas de vigilância sanitária e agropecuária, e contou com a participação de especialistas franceses, italianos, espanhóis, ingleses, holandeses e alemães. O objetivo do evento foi trocar conhecimentos e experiências em certificação de alimentos e rastreabilidade na cadeia produtiva.

Essa troca de experiências sobre os diversos sistemas de certificação ajudará a balizar, no futuro, os pleitos do Brasil e do próprio Mercosul nas relações de comércio internacional, observa o responsável pela implementação do Sistema Agrícola de Produção Integrada (SAPI), Juaquim Naka. Para ele, esse sistema integrado de produção garantirá a qualidade do produto final.

A rastreabilidade, segundo ele, permitirá o controle de riscos em qualquer etapa do processo produtivo, viabilizando providências rápidas para resguardar a saúde do consumidor. “A conferência sinaliza que os mercados vão se tornar cada vez mais exigentes, obrigando os países a investir em sistemas eficientes de rastreabilidade de alimentos”, afirma Naka.

Os sistemas adotados nos diversos países que participaram da conferência consideram a rastreabilidade como fator fundamental para garantir a qualidade e sanidade dos produtos de origem animal. Os principais mercados do mundo não aceitam produtos sem uma convincente certificação de qualidade, avaliaram os especialistas participantes da conferência.

O Sisbov não foi discutido em nenhum momento durante a conferência. O Mapa preferiu apresentar mais estudos sobre o SAPI aos especialistas estrangeiros e brasileiros.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.