SP: Jacarezinho apresenta a seleção da raça Braford
26 de março de 2003
Acordo prevê unificação no combate à aftosa
28 de março de 2003

Confinamento australiano paga por bovinos identificados em sistema de rastreabilidade

A companhia de confinamento australiana Tasmanian Feedlot Pty Ltd., fornecedora da carne bovina da marca Green Eye Tasmania Beef à rede de supermercados Jusco, do Japão, anunciou recentemente um desconto de A$ 3,00 (US$ 1,78) aos produtores para cada animal comprado que seja identificado utilizando o Esquema Nacional de Identificação de Animais Domésticos (NLIS).

O diretor gerente da Tasmanian Feedlot, Maurice Geard, oferece um grande apoio ao NLIS, dizendo que este programa dá um empurrão na direção certa que serve de base para a integridade dos produtos.

“Os consumidores japoneses estão agora demandando alimentos que sejam apoiados por algum tipo de sistema de rastreabilidade. Nós acreditamos que a capacidade do NLIS para animais individuais é uma importante característica do esquema que ajuda a garantir a integridade do produto”.

“Os atuais sistemas de rastreabilidade são bons, mas com o NLIS é possível não somente garantir a integridade do produto, mas também, obter vantagens tecnológicas. Nós usamos brincos do NLIS para registrar informações de animais individuais durante a indução. Nós também estamos planejando integrar a tecnologia em nossos programas de manejo animal no futuro”.

Os supermercados Jusco estão presentes em todo o Japão e continuam aumentando as vendas de Green Eye Tasmanian Beef. A rede apresentou aumentos de 50% pelo segundo período consecutivo.

“As vendas se fortaleceram depois dos medos gerados pela encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no Japão, e refletem a confiança do mercado na imagem de limpo e “verde” e na integridade dos produtos da marca Green Eye“. Geard disse que o desconto de A$ 3,00 (US$ 1,78) aos produtores foi a forma encontrada de dizer aos fornecedores que o NLIS é importante e que eles devem entrar no programa.

Fonte: National Livestock Identification Scheme (NLIS), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.