Confinamento Experimental de Piemontês é inaugurado na USP

A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (Fezea/USP), de Pirassununga, promoveu no dia 22 de junho seu primeiro Dia de Campo para apresentação do Primeiro Projeto de Confinamento Experimental com a raça Piemontesa. “O Piemontês foi escolhido pelas características de maciez na carne, rendimento de carcaça e tolerância ao calor, pois já verificamos resultados excelentes em pesquisas nacionais e internacionais”, afirmou o professor do Centro de Estudos em Biometeorologia, Etologia e Ruminologia da faculdade, Evaldo Antonio Lencioni Titto, responsável pelo trabalho.

No evento, estavam presentes cerca de cem pessoas entre criadores de Piemontês e pecuaristas interessados no cruzamento com o Piemontês, além de técnicos interessados na raça. O evento contou com apresentação de palestras como Avaliação Genética da Raça Piemontesa: situação e perspectivas, Confinamento com dietas de alto concentrados, Teste de tolerância ao calor e avaliação linear de conformação e Importância do abate técnico com vistas ao atendimento de mercado consumidor. Todas as apresentações foram ministradas por técnicos da faculdade especialistas nos temas.

Após o acompanhamento das palestras, os criadores seguiram para a verificação do confinamento dos animais. Com o patrocínio da Fazenda Morro Vermelho, de Luiz José Fabiani, de Ribeirão Claro, PR, 60 animais 1/2 sangue, sendo 30 machos e 30 fêmeas de Piemontês com Nelore foram adaptados para o início dos estudos. “Os animais passaram por um período para estabilização do consumo e agora, acostumados com uma dieta com alto teor de concentrado, iniciam seu ganho de peso para que possamos fazer todos os estudos necessários”, afirmou o professor. Além das avaliações de peso e aproveitamento de carcaça, serão feitos testes com ultra-som para verificação de volume muscular e acabamento de gordura.

De acordo com o professor da USP, no segundo semestre serão realizados mais dois encontros sobre a raça Piemontesa e o andamento do experimento. O próximo será em agosto e contará com a avaliação dos resultados obtidos pelos animais até o momento e palestras técnicas sobre novos assuntos da pecuária. Já em outubro, data prevista para o abate, os criadores poderão acompanhar todos os resultados obtidos pela pesquisa.

Em 2003, o estudo terá continuidade com a inclusão de um número maior de criadores, já que após o evento de junho, outros pecuaristas da raça se interessaram em participar da pesquisa. “Já contamos com a adesão de novos criadores e, no próximo ano, estaremos realizando o experimento com 140 animais, o que será muito importante para a comprovação de resultados e novas avaliações”, explicou o professor.

Para o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Piemontês (ABCP), Sylvio Tuma Salomão, “todos os eventos que venham comprovar o bom desempenho do Piemontês terão total apoio da Associação, já que eles confirmam os excelentes resultados verificados a campo, além de divulgar nossa raça”. A responsabilidade do evento é da FZEA/USP, departamento de produção animal, com apoio da ABCP e da Zoot Jr. Empresa Júnior de Zootecnia da faculdade. Além da Fazenda Morro Vermelho, o Dia de Campo contou também com o patrocínio da Fertibrás S/A, Semenzoo Brasil e Imeve Ltda.

Programação do Dia de Campo:
09:00-09:30 – Recepção/Café (saguão do Prédio Central)
09:30 – Abertura/Boas vindas – Prof. Dr. José Bento Sterman Ferraz – (Anfiteatro Central)
09:40 – “Avaliação Genética da Raça Piemontesa: situação e perspectivas” – Prof. Bento
10:00 – “Confinamento com dietas de alto concentrado: o projeto Morro Vermelho/FZEA/ABCP” – Prof. Paulo Leme
10:20 – “Teste de tolerância ao calor e avaliação linear de conformação: resultados” – Prof. Titto
10:40 – “Ultra-sonografia na avaliação da composição corporal:
perspectivas” – Zoot. Saulo da Luz e Silva
11:00 – “Importância do abate técnico com vistas ao atendimento de mercado
consumidor” – Prof. Albino Luchiari
11:30 – Visita ao Confinamento Experimental de Piemontês/Nelore (FZEA/Faz.
Morro Vermelho/ABCP)
12:30 – Almoço/Confraternização (Assoc. Pirassununguense dos Docentes da USP)

Fonte: ABCP (por Flávia Tonin)

Os comentários estão encerrados.

Comparando tarifas de importação
28 de junho de 2002
Núcleo de Novilho Precoce de MG prevê aumento de 5% no abate este ano
2 de julho de 2002