Uruguai usa o bem-estar animal para gerar valor agregado a sua carne bovina [INAC]
5 de novembro de 2013
A carne bovina argentina é melhor que a brasileira?
5 de novembro de 2013

Confira resultados da comparação de programas de qualidade de abate no JBS

Alexandre Scaff Raffi, engenheiro agrônomo e presidente da Associação “Novilho Precoce MS”, publicou em sua página no facebook três gráficos que demonstram os resultados de rendimento de carcaça em bovinos de corte, em diferentes programas de qualidade do JBS.

  • Programa Boi No Ponto
  • Macho Castrado – MS
  • Macho Inteiro – MS

grafico boi no ponto

O Gráfico 1 demonstra o programa Boi no Ponto, onde podemos observar que a maioria das carcaças deste programa estavam com padrão tolerável a desejável.

Já no Gráfico 2, que mostra os resultados do programa Macho Castrado, o número de carcaças com padrão tolerável aumentou e reduziu o número de carcaças desejáveis, mas ainda sim o resultado foi superior ao Gráfico 3.

O Gráfico 3, traz resultados do programa Macho Inteiro,  no qual nota-se um alto número de carcaças com padrão indesejável.

Assim, conclui-se que a castração realmente impacta na qualidade da carcaça, proporcionando um nível superior de qualidade. Além de que os gráficos mostram como um trabalho dos pecuaristas, focado em qualidade e desenvolvido em parceria com os frigoríficos, pode sim trazer resultados satisfatórios.

Confira abaixo o comentário de Alexandre sobre o gráfico:

Olha o que acontece quando se bonifica a qualidade. Parabéns aos que entenderam que a relação Frigorífico x Produtor deve ser positiva! E parabéns ao produtores da Novilho Precoce MS, que mais uma vez se destacam na produção de qualidade!

Qual sua opinião sobre pecuaristas que produzem qualidade mas não conseguem ser beneficiados pelos programas de qualidade dos frigoríficos? Deixe sua opinião nos comentários!

Notícias relacionadas:

Conheça o Programa “No Ponto” do JBS, que premia animais castrados

Confira o desempenho dos programas de qualidade da Novilho Precoce MS

Fonte: Facebook, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. Eduardo Nogueira disse:

    Alexandre, está de parabéns! Muito interessante o levantamento realizado e os resultados obtidos. Sou Médico Veterinário e gostaria de entender como a pesquisa foi realizada. Se for possível me mandar um e-mail com o trabalho ficaria muito grato.