Foi confirmada por veterinários da Grã-Bretanha a presença da encefalopatia espongiforme bovina (EEB) ou doença da ‘vaca louca’ em uma vaca leiteira no Japão, segundo informou o Ministério da Agricultura do Japão. O animal, da raça holstein (holandesa) de cinco anos, criada em Shiroi no distrito de Chiba, foi descoberto com sintomas da doença no início do mês. Este foi o primeiro caso confirmado da doença no continente asiático.
Segundo informações do governo japonês, a vaca já foi sacrificada. O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar japonês estuda a possibilidade de exigir que os produtores de laticínios destruam os órgãos mais vulneráveis à doença dos animais antes da distribuição no mercado, na tentativa de impedir que a enfermidade se alastre.
A medida determina que cérebro, medula e intestino sejam destruídos, pois acredita-se que, se consumidos, será elevado o risco de o homem contrair a doença de Creutzfeld-Jakob, variante humana da EEB. Atualmente, o ministério não tem nenhuma intenção de adotar a medida por ter sido registrado apenas um caso da doença no Japão.
Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint