A disputa sobre a rotulagem do país de origem (COOL) entre os Estados Unidos e seus vizinhos Canadá e México finalmente chegou ao fim. Graças à inclusão na lei geral de orçamento, aprovada na sexta-feira, a COOL foi finalmente revogada após anos de controvérsia. Com a intenção de fornecer mais transparência aos consumidores sobre seu alimento, a COOL gerou uma disputa com Canadá e México, que disseram que a lei viola seus acordos comerciais com os Estados Unidos e coloca seus produtos em desvantagem econômica.
Após a Organização Mundial de Comércio (OMC) ter decidido em favor do Canadá e do México, os dois países receberam autorização para impor tarifas de retaliação de até US$ 1 bilhão. A revogação da COOL coloca um fim a essa disputa.
“Entrando em efeito imediatamente, o USDA não obrigará os requerimentos da COOL para cortes e músculo e carne moída bovina e suína, que foram determinados nas leis finais de janeiro de 2009 e maio de 2013”, disse o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack.
Fonte: Drovers, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.