Pantanal oferece touros com garantia de qualidade genética
21 de outubro de 2002
Rondônia é declarado livre de aftosa com vacinação
23 de outubro de 2002

Congresso da ABCZ discute conceitos de manejo

Rediscutir as formas da produção nacional de carne bovina é um dos objetivos do 5º Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas, iniciado no domingo (20). Os debates visam conscientizar os produtores da necessidade de incluir no processo de criação conceitos de manejo cada vez mais exigidos no exterior como, por exemplo, o bem-estar animal, com uma criação mais saudável, “humana” e sem agressão ambiental.

Além de ser uma exigência crescente para a exportação, esses conceitos podem ser bastante lucrativos. Eles não apenas melhoram a qualidade da carne como também otimizam a produção nacional. Segundo o diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e um dos organizadores do congresso, Luiz António Josahkian, a otimização do processo produtivo pode melhorar em até 30% algumas etapas da criação.

A adoção de técnicas diferenciadas pode fazer a etapa da produção mais eficiente. Assim, os animais ficariam prontos para o abate mais cedo e, para ele, o abate nacional anual poderia aumentar 50%, passando de 20 milhões de cabeças por ano para 30 milhões de cabeças anuais.

Os palestrantes apresentarão, segundo Josahkian, diferentes formas eficientes de manejo diferenciado. Ele afirma, porém, que nem tudo vale para todos, que cada região deve adotar só as práticas que trarão algum benefício para o produtor. “Dos cerca de 900 participantes, acredito que apenas uns 10% vão colocar realmente em prática algo que aprenderam aqui. Mas o bom é que essa discussão vai despertar interesses pontuais nos produtores, que irão, mais tarde, atrás das práticas que sejam importantes para eles”.

Fonte: Folha de S.Paulo (por José Sérgio Osse), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.