Desde ontem (26), a Federação das Indústrias do Estado do RS (Fiergs) reúne renomados cientistas da área de produção animal do mundo. Com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, que representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e do governador Germano Rigotto, foi aberta oficialmente a nona edição do Congresso Mundial de Produção Mundial, em Porto Alegre, RS.
O apelo é o aumento do intercâmbio de conhecimentos nas áreas de tecnologia e ciência animal. Ao dar boas-vindas aos visitantes, o governador ressaltou a importância econômica da produção animal no Estado. “Com 3% do território nacional, com significativos rebanhos, geramos 8% da carne bovina, 17% da carne suína e 16% das aves que o Brasil produz. São 14 milhões de bovinos, 3,5 milhões de ovinos, três milhões de suínos e oito milhões de aves”.
Rigotto lembrou que o Estado vacinou, neste ano, 14 milhões de animais contra a febre aftosa, mantendo rígido controle sobre a movimentação e o abate, com quase 1,5 mil barreiras sanitárias.
Até sexta-feira (31), especialistas de mais de 50 países discutirão e apresentarão trabalhos sobre temas como nutrição, manejo animal e melhoramento genético.
Amanhã (28), a primeira-secretária da Embaixada Brasileira em Washington, Márcia Donner Abreu, falará sobre a Lei de Bioterrorismo nos Estados Unidos.
Fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint