Estão surgindo novas oportunidades para o uso de plataformas populares de mídia social, como YouTube, Facebook e Twitter para impulsionar as mensagens de promoção das carnes vermelhas australianas em importantes mercados de exportação. Embora canais tradicionais, como promoção nas lojas, envolvimento com o comércio e trabalho com clientes e especialistas nos campos como nutrição continuem importantes para os esforços de marketing e promoção da Austrália no Japão, as mídias sociais estão tendo um papel cada vez mais importante em ter uma maior penetração, em um momento em que alguns orçamentos do Meat and Livestock Australia (MLA) estão sendo reduzidos.
Estão surgindo novas oportunidades para o uso de plataformas populares de mídia social, como YouTube, Facebook e Twitter para impulsionar as mensagens de promoção das carnes vermelhas australianas em importantes mercados de exportação. Embora canais tradicionais, como promoção nas lojas, envolvimento com o comércio e trabalho com clientes e especialistas nos campos como nutrição continuem importantes para os esforços de marketing e promoção da Austrália no Japão, as mídias sociais estão tendo um papel cada vez mais importante em ter uma maior penetração, em um momento em que alguns orçamentos do Meat and Livestock Australia (MLA) estão sendo reduzidos.
A nova campanha de verão da carne bovina australiana – Aussie Beef – que está começando agora no Japão é um exemplo disso. A campanha é chamada de “Everyone Feels Genki (Energy) with Aussie Beef!” , que significa, “Todos sentem energia com a carne bovina australiana”.
Como parte da estratégia de marketing, o MLA selecionou dez artistas japoneses em uma competição online, que competiram entre si através de um processo de votação pelas visualizações no YouTube. Cada um dos vídeos termina com o famoso gesto de mão para a “Aussie Beef”, que representa a forma do logotipo da Aussie Beef.
O símbolo da Aussie Beef se tornou muito conhecido no Japão durante os anos noventa, quando foi usado como parte de uma campanha massiva de marketing, na televisão e na mídia impressa, para estabelecer a identidade da Austrália como um fornecedor de carne bovina limpa, segura e de qualidade.
Os consumidores e espectadores julgarão qual artista teve a melhor pose “Genki”, com uma chance de ganhar uma viagem à Austrália. Os artistas vão desde um atleta de 80 anos até um jovem dançarino de hip hop.
Assista ao vídeo da campanha: “Todos sentem energia com a carne bovina australiana”.
Segundo o gerente do Melanie Brock, a campanha foi criada para introduzir a carne bovina australiana a todas as gerações e em todos os gêneros, para a região do Japão. A mensagem principal é que a Aussie Beef vem de um ambiente limpo, verde e natural e é uma fonte de energia para todos. O gesto da Aussie Beef, que representa o logotipo da marca, também é bem conhecido entre os japoneses de mais de 30 anos, de forma que a campanha impulsiona essa alta conscientização e reconhecimento, enquanto também o introduz às gerações mais jovens através de mídias sociais e canais digitais.
O objetivo final é aumentar a conscientização sobre a marca e aumentar as vendas de carne bovina australiana.
Comentário BeefPoint: no mercado internacional faz ainda mais sentido usar a internet para se comunicar e divulgar seus produtos. Assim é possível do seu país interagir, conversar e influenciar consumidores em outros mercados, em outros países. A Austrália está fazendo bem isso. E o Brasil poderia fazer mais.
Fonte: Beefcentral.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.