Ultimamente têm se intensificado os movimentos de altas e baixas dos negócios ligados à área agrícola. Com a crescente competitividade, volatilidade, lucros incertos e declinantes é necessário ferramentas para se proteger contra tais oscilações. Esses riscos são possíveis de serem administrados com estratégias simples do mercado futuro, além da ferramenta oferecer garantia de qual será a rentabilidade da atividade.
Os mercados futuros foram originalmente desenvolvidos para atender às necessidades de produtores e comerciantes. O objetivo era atenuar os problemas na comercialização das safras, decorrentes da sazonalidade dos produtos agrícolas. A safra geralmente acontece apenas uma vez ao ano, mas a matéria-prima era demandada por consumidores e processadores ao longo de todo o ano.
Ultimamente têm se intensificado os movimentos de altas e baixas dos negócios ligados à área agrícola. Com a crescente competitividade, volatilidade, lucros incertos e declinantes é necessário ferramentas para se proteger contra tais oscilações.
No início parecia que tudo estava perfeito: preços e dólar em alta, preços de milho e soja em baixa, lucros aumentando e com expectativa de aumentar ainda mais. De repente todo cenário se inverteu, causando um tremendo prejuízo para quem não utilizou mecanismos eficientes para proteção de preços.
O bom é que esses riscos são possíveis de serem administrados com estratégias simples do mercado futuro, além da ferramenta oferecer garantia de qual será a rentabilidade da atividade.
Os conceitos básicos, a mecânica operacional, a relação dos preços à vista e futuro, o mercado de opções sobre futuros e o desenvolvimento e inovações em mercados futuros você vai aprender no Curso Online Mercados futuros como ferramenta para o gerenciamento de risco, que começa no dia 25 de outubro.
Estas operações de proteção são conhecidas mundialmente como operações de hedge. O agente disposto a administrar seu risco de preço (hedger) transfere-o para outro agente disposto a tomá-lo em troca de ganhos potenciais (especulador). O mercado futuro, portanto, não substitui o mercado à vista, mas complementa-o no sentido de proporcionar a proteção contra variações adversas de preço.
Em uma operação de mercado futuro, o agente de mercado (produtor, industria, exportador) negocia preços e taxas que valerão para uma data futura, sem que haja no presente pagamento ou recebimento do ativo em questão (ex. preço do contrato de boi gordo em arroba). Os contratos futuros são padronizados de maneira que apenas o preço e a quantidade de contratos são negociados no pregão. É a padronização dos contratos futuros que possibilita a oferta pública da mercadoria sem a necessidade da presença física da mesma.
Uma característica bastante importante dos contratos futuros é a de que eles podem ser encerrados antes do vencimento pela reversão da posição original.
Para efetuar uma transação à futuro, os compradores ou vendedores de contratos futuros precisam fazê-lo através de uma corretora que seja membro da bolsa de futuros.
Para ver a programação completa do Curso Online Mercados futuros como ferramenta para o gerenciamento de risco e fazer sua inscrição,