Os indicadores Esalq/BM&F boi gordo e bezerro, desenvolvidos pelo Cepea, são usados na liquidação de contratos futuros da BM&F e para lastrear a Cédula do Produto Rural financeira (CPR), entre outras negociações. O objetivo desse artigo é explicar como estes valores são levantados e qual é a metodologia empregada na obtenção dos indicadores.
Os indicadores Esalq/BM&F, boi gordo e bezerro, desenvolvidos pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Econômia Aplicada – Esalq/USP), são usados na liquidação de contratos futuros da BM&F e para lastrear a Cédula do Produto Rural financeira (CPR) pelo Banco do Brasil, além de serem utilizados para balizar negócios em diferentes regiões do país e como referência para o fechamento de contratos entre empresas e pecuaristas.
O objetivo desse artigo é explicar como estes valores são levantados e qual é a metodologia empregada na obtenção dos indicadores.
Indicador Esalq/BM&F boi gordo
O indicador Esalq/BM&F boi gordo é um índice publicado diariamente pelo Cepea referente a uma média ponderada dos negócios do mercado físico praticados no estado de São Paulo. Para realizar este levantamento são utilizadas 4 regiões: Presidente Prudente, Araçatuba, Bauru/Marília e São José do Rio Preto. Estes valores são informados por pecuaristas, escritórios de compra e venda de gado, corretores e leiloeiras.
O peso de cada região na composição do indicador é definido com base nos dados de volume de abate dos frigoríficos amostrados. A participação de cada região é definida pela soma dos volumes de abate das unidades que possuem cadastro no Serviço de Inspeção Federal – SIF, consideradas no levantamento do dia. Tem-se, desta forma, um painel mensal de ponderação que leva em conta os padrões sazonais de abate de cada região.
Quando uma unidade sai da amostra, devido à falta de relato de preço, o peso relativo dessa unidade é redistribuído entre as demais. Desta forma, o sistema de ponderação pode modificar-se diariamente, de acordo com a participação dos frigoríficos na amostra.
Para que os dados coletados possam ser comparados entre si, foi definido que os valores cotados são referentes ao boi gordo, castrado, comum e rastreado; carcaça convexa acima de 450kg, para descontar o INSS (2,3%) e para ser retirado na propriedade. Os preços que compõem a amostra devem estar dentro do intervalo de dois desvios padrão. No caso dos preços dos animais rastreados, os preços que estiverem fora desse intervalo são retirados dos cálculos do indicador.
O indicador Esalq/BM&F boi gordo à vista é utilizado para liquidação de contratos futuros da BM&F de boi gordo, pelo Banco do Brasil para lastrear a Cédula do Produto Rural financeira (CPR) e como referência para o fechamento de negócios/contratos entre entidades/empresas e pecuaristas.
Indicador Esalq/BM&F bezerro MS
O indicador Esalq/BM&F bezerro MS também é publicado diariamente pelo Cepea, como o indicador de boi gordo, porém é uma média aritmética referente aos negócios realizados nas principais regiões produtoras do Mato Grosso do Sul.
As informações são levantadas com pecuaristas, escritórios de compra e venda de gado, corretores e leiloeiras, e divididas em 4 regiões: Campo Grande, Dourados, Coxim e Três Lagoas.
Devido a grande variabilidade dos valores, causada principalmente pela qualidade variada dos bezerros, foi definido como padrão para coleta das informações: bezerro desmamado, macho, nelore, com idade entre 8 e 12 meses, além dessas especificações ainda é levantado o peso médio do animal e os prazos de pagamento.
Para calcular o indicador, os preços nominais de cada fonte são descontados pelo prazo de pagamento através da taxa média de Depósitos Interfinanceiros de Um Dia (DI), divulgada diariamente pelo Banco Central, conseguindo assim o preço à vista de cada informante.
Com o preço à vista é calculada a média em cada região, gerando-se assim os preços regionais à vista. Posteriormente, estes preços serão novamente agrupados através de uma média aritmética, elaborando o indicador Esalq/BM&F bezerro MS.
André Camargo, Equipe BeefPoint, com informações do Cepea.