Saiba mais sobre LightBurguer Piemontês nesse estudo de caso preparado pelo BeefPoint, sobre a produção do gado, escolha da genética, pesquisas e parcerias envolvidas. A Goldy Alimentos Premium foi criada em 2001, em Itu e é dona da marca "Jersey de Itu" de produtos lácteos, comercializados e distribuídos pela empresa na capital paulista.
William Labaki, diretor da Goldy Alimentos Premium, engenheiro civil e produtor de leite de vacas Jersey desde 1978 e proprietário da marca “Jersey de Itu”, diversificou investimento lançando no mercado o primeiro hambúrguer light de carne bovina com garantia de sabor, qualidade e totalmente natural.
A oportunidade apareceu por questões familiares, onda a fazenda Sanhaço Azul, Avaré-SP já criava o gado da raça italiana Piemontês há 25 anos. A propriedade contava com mil animais puros e mestiços.
No primeiro abate da propriedade sob administração de William, em um descarte de touros, as carcaças dos animais foram desqualificadas por ausência de camada de gordura e foi pago preço de vaca pelos animais de 700kg e 60% de rendimento.
A partir daí foi despertado o interesse em conhecer a raça e levantada a questão de como aproveitar financeiramente o rebanho selecionado há tanto tempo.
Para isso, a associação italiana da raça piemontesa foi convidada a conhecer o rebanho brasileiro e assim foi possível desmistificar a raça e aproveitar suas particularidades.
A raça piemontesa
Os animais de raça piemontesa desenvolvem musculatura dupla, ou hipertrofia muscular, por não produzirem a Miostatina (por ausência do gene codificador), uma proteína responsável por limitar o crescimento de tecido muscular.
Portanto esses animais têm maior deposição de proteína (músculo) e menor deposição de gordura do que em animais que produzem a Miostatina normalmente.
Essa hipertrofia muscular em bovinos é encontrada nas raças Piemontês, Belgian Blue, Blond d´Aquitaine, Limousin, Parthenaise, Asturiana de los Valles e Rubia Galega.
Projeto inicial
Conhecendo as particularidades da raça, inicialmente foi planejada a produção de cortes especiais para forno e panela, chamado de LightBeef Piemontês. A carne seria vendida explorando suas características de alimento light, saudável, macia (pouco colágeno) e saborosa. Não seria explorado o mercado de churrasco devido à ausência de gordura, característica não favorável para esta forma de preparo.
O projeto aproveitaria a rede de clientes da Goldy Alimentos, os compradores dos produtos lácteos da “Jersey de Itu”, já que o produto seria direcionado para o mesmo perfil de consumidor, exigente por alimentos de qualidade.
O objetivo era utilizar a experiência de verticalização da produção dos derivados lácteos e da mesma forma verticalizar e agregar valor à carne.
Portanto, ao divulgar o projeto LightBeef Piemontês, William percebeu que sua oferta não iria abastecer o mercado consumidor, devido ao tamanha limitado de seu próprio rebanho e do rebanho Piemontês brasileiro.
Foi em um almoço familiar, desfrutando uma picanha piemontesa que William comentou à mesa que achava que teria de mudar de raça, pois “não temos escala para abastecer o mercado com cortes comerciais”.
Ao escutar seu comentário, Pedro Labaki, filho e publicitário, teve uma idéia e perguntou ao seu pai por que ele não “moía o boi inteiro e fazia um hambúrguer light?”. Como não havia nada parecido no mercado seria uma alternativa interessante, comentou Pedro.
Desenvolvimento do produto
Foi então que começaram os trabalhos para conhecer a carne piemontesa em detalhes e o desenvolvimento das melhores formas para se produzir o hambúrguer.
Foram envolvidos pesquisadores acadêmicos da Unesp de Botucatu, do departamento de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi (já parceira no desenvolvimento dos produtos lácteos) e do departamento de engenharia de alimentos do frigorífico parceiro, o CowPig, de Boituva-SP. A central Bela Vista também participou das pesquisas fornecendo sêmen de reprodutores piemonteses.
Como a carne tem pouca quantidade de gordura, o óleo de canola foi o melhor fator agregador encontrado, possibilitando a formação das peças de hambúrguer. Como agente anti-oxidante foi escolhido o extrato de alecrim, evitando o escurecimento da carne e são adicionados 1% de sal na fórmula.
Todos os ingredientes deveriam ser naturais para o produto poder ser promovido com a imagem de light e saudável, segundo William. O produto foi então chamado de LightBurguer Piemontês.
Lançamento e inserção do produto
Depois de dois anos de pesquisa, em 2007 o novo hambúrguer foi lançado no mercado utilizando o mesmo canal de distribuição dos produtos lácteos.
A verticalização foi a solução para agregar valor ao produto. Toda a carcaça é utilizada na produção dos hambúrgueres, os abates são feitos em frigorífico parceiro e a distribuição é feita pela Goldy.
Para divulgação, são utilizados anúncios em revistas de gastronomia, saúde e de nutrição, além de pontos de degustação em estabelecimentos comerciais.
De acordo com o William e sua experiência com vendas de queijos, a degustação no ponto de venda é importantíssima para incentivar o consumidor a comprar um produto diferente de seu costume.
A embalagem do LightBurguer Piemontês também é diferenciada, mantendo o posicionamento de produto exclusivo. Os hambúrgueres são comercializados em envelopes aluminizados e embalados individualmente. No varejo são vendidos em caixas com dois envelopes cada, e no atacado para alguns restaurantes e hambueguerias são vendidos em caixas com 32 envelopes.
Buscando maior diferenciação, a Goldy Alimentos procurou colocar um selo de qualidade em seu produto para fortalecer ainda mais a imagem de saudável. Para isso, foi investido mais um ano e meio até a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) pesquisar e reconhecer as características do produto e certificá-lo com seu selo. Para isso, foi preciso lançar a versão LightBurguer Piemontês Mini, em porção de 55g cada hambúrguer, menor que o LightBurguer tradicional de 170g.
O selo SBC é um grande diferencial para o mercado de hambúrguer de carne bovina, comenta William, devido ao reconhecimento e idoneidade da instituição. No entanto, William explica que está em negociação a proibição do uso de qualquer selo de qualidade para produtos alimentícios, ação vetada pelo Conselho Federal de Medicina. O processo está em trâmite e a SBC recorreu contra a medida.
As características nutricionais deste hambúrguer avaliadas pela SBC estão na tabela abaixo e pode-se comparar o LigthBurguer com um hambúrguer tradicional, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO). O valor calórico, de colesterol, gorduras saturadas e de sódio é menor do que no hambúrguer tradicional. Já a quantidade proteína é superior.
Atualmente o LightBurguer é vendido em 30 lojas em São Paulo e na loja do frigorífico CowPig, em Boituva-SP. O maior desafio para o crescimento nas vendas, segundo William, é a cultura ou percepção em geral que as pessoas têm em relação a hambúrgueres.
Esse produto é percebido como um produto calórico e gorduroso, já que a matéria-prima tradicional é a carne bovina com maior teor de gordura do que a carne da raça piemontesa. O que fica também como fator limitante para o fornecimento a restaurantes/hamburguerias, que ficam em dúvida se o produto será bem recebido por seus clientes.
William continua reforçando a necessidade de informar o consumidor inclusive divulgando o método correto de preparo de seu hambúrguer. Como há pouca gordura, é preciso um cuidado maior em seu preparo para deixá-lo suculento e saboroso, sem passar do ponto. O método de preparo é reforçado nos pontos de degustação e distribuído em folhetos.
Novidades
Sempre buscando inovar e aproveitar oportunidades no mercado, o próximo passo além de aumentar as vendas do LightBurguer, a Goldy em breve lançará o BrangusBurguer, em peças de 200g, com carne de animais da raça Brangus, oferecendo mais uma opção ao consumidor.
O óleo de canola será deixado de lado, já que essa carne terá sua própria gordura, não precisando de outro produto agregador. Os demais ingredientes serão os mesmos, mantendo o posicionamento de produto natural.
Detalhes técnicos
O rebanho é de propriedade da Goldy Alimentos e atualmente é suficiente para suprir a demanda. Os animais são abatidos para a produção dos hambúrgueres conforme os pedidos de clientes.
São abatidos em média um animal a cada dez dias, somando por volta de 35 animais por ano. Um boi no ponto de abate pesa de 600 a 700kg com dois ou dois anos e meio de idade, e é suficiente para produção de 1.200 hambúrgueres de 170g. De 60 a 90 dias antes do abate os animais são terminados em confinamento no próprio frigorífico.
A fazenda possui matrizes meio-sangue a PO. Somente animais com concentração sanguínea de 3/4 Piemontês ou superior são abatidos para produção do hambúrguer.
Apesar do rebanho atual ser suficiente para a produção, já existe um acordo feito com outros criadores da raça, pelo qual receberão o valor da arroba +5% para fornecerem seus animais à Goldy Alimentos.
Os hambúrgueres são vendidos no varejo a R$18,00 cada caixa com duas unidades de 170g, chegando a ser 50% maior do que o preço do concorrente mais caro.
Esse artigo tem como base entrevista feita por Marcelo Whately, analista do BeefPoint com William Labaki.
15 Comments
Prezados
Ja tive oportunidade de provar e achei excelente. Parabéns pela iniciativa. Desejo sucesso.
Abraços
Enrico Lippi Ortolani
É muito bom saber que tem gente re-inventando os processos no frigorificos e lançar produtos que fazem realmente bem á saude do consumidor.
É um primeiro passo e imagine que tem muito mais possibilidades de aumentar o valor tanto nutritivo como finançeiro nos produtos que os frigoficos podem fornecer.
Será que com carne do Limousin não teremos no minimo os mesmos resultados?
Eu não gosto de enaltecer raças mas sim a qualidade dos carcassas!
De qualquer jeito parabens pelo trabalho, parabens por incluir universidades e institutos de pesquisa e parabens pela coragem de innovar.
Faço coro com nossos colegas.Em um mercado crescente como o Brasil e ávido por carne as oportunidades são muitas para agregarmos valor aos nosso produtos.
Otima iniciativa e tenho a certeza que dará certo, estou ansioso para chegar em nossa região.
Otimo trabalho,e q traga este produto para minas
agregar valor a carne, eis ai o diferencial de uma indústria que esta cada vez mais qualificada e tecnificada.
Como enegenheira de alimentos, reconheço a importância do desenvolvimento de novos produtos principalmente daqueles que se preocupam com a saúde do consumidor.
Parabéns
Espero que o produto chegue às prateleiras de Campinas. Como futuro Eng. de Alimentos pela Unicamp achei muito interessante a iniciativa, em meio ao abandono da qualidade da carne em que vivemos…
Estou ansioso para prová-la.
Ótima Ideia, parabéns.
Sou um criador adimirador da raça e desde tive conhecimento da mesma, penso que será a carne vermelha do futuro,excelente a iniciativa do hamburguer. Que venha para ficar. Parabéns sr William Labaki
Sou criadora de Gado Piemontês e juntamente com o Sr. Willian e demais sócios, desenvolvemos o primeiro hamburger (naturalmente) light de carne bovina, no Brasil. A Associação Brasileira de Criadores de Gado Piemontês (ABCP) está intensificando o fomento da raça que oferece inúmeras qualidades nutricionais. Esses produtos são exclusivos e possuem um padrão de qualidade inigualável.
O pecuarista Labaki está de parabéns e a iniciativa mostra sua determinação e criatividade em estabelecer novas oportunidades de negócios, além de seus queijos.
Sucesso !
Querido Labaki,
sua coragem em iniciar, sempre iniciar, mostra uma vontade muito grande de fazer a diferença!!! Acredito que conseguiu!
Sucesso!
Não provei ainda, mas pretendo o mais breve possível!
Iniciativa empreendedora, estou certo que colherá bons frutos. Parabéns! Fazer acontecer é pra poucos. Conte comigo pra incentivar o consumo de seu hamburguer light. No fundo você realizou o sonho de todos pecuaristas que acreditam em uma raça e querem tirar dela proveito genético e de prateleira, digo, geladeira! AUGURI…
Como consumidora posso dizer que o produto é maravilhoso. Tive o prazer de degustar e comprovar que a carne é muito suculenta e saborosa. Indico a todos!!!