EUA deve produzir menos carne bovina em 2014, entenda porque
14 de maio de 2013
Após divulgação dos resultados 1T13, ações do Minerva recuam
14 de maio de 2013

Conheça o livro com receitas de carne bovina, por chefs do Japão e dos EUA

Um livro de receitas voltado inteiramente à carne bovina americana é um dos frutos gerados pelo trabalho da Federação de Exportações de Carnes (Usmef) junto à mídia japonesa em 2012. O livro foi produzido pela Elle a table, uma revista internacional de alimentos de alta qualidade que introduz restaurantes de luxo e tendências da culinária global.

O jornalista da Elle a table entrevistou sete chefs no Japão e nos Estados Unidos e publicou suas receitas favoritas com carne bovina dos Estados Unidos. Entre eles, o chef do Dean & Deluca Tokyo introduziu o filé mignon em um prato frio e o chef do Fette Sau, uma churrascaria popular do Brooklyn, explicou como fazer churrasco do filé da costela (rib eye). Restaurantes de Los Angeles e Portland, Oregon, também estão no livro de receitas chamado “Sophisticated Beef Recipes: Using American Beef”.

O gerente sênior para assuntos do consumidor da Usmef no Japão, Tazuko Hijikata, disse que após visitar fazendas e restaurantes nos Estados Unidos e ver o cuidado que eles têm com a produção da carne, o jornalista decidiu que a carne americana merecia seu próprio livro de receitas e um perfil com uma perspectiva do Japão e dos Estados Unidos.

A Elle a table alcança a opinião de líderes da indústria de alimentos. Alguns restaurantes que o autor descreveu na revista foram depois apresentados em programas de televisão no Japão e tiveram aumento em seus negócios.

Uma série de chefs japoneses que estão presentes no livro foram defensores da carne bovina americana, mas mudaram para outros fornecedores após o primeiro caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) nos Estados Unidos em 2003. O projeto da Elle a table ajudou a reconhecer a qualidade e o valor da carne bovina dos Estados Unidos e a inspirar o uso da carne em seus próprios restaurantes novamente.

O livro colorido, com 96 páginas, que traz 74 receitas de pratos centrados na carne bovina dos Estados Unidos, tem uma circulação de 40.000 exemplares.

Além do livro de receitas separado, o departamento editorial da Elle a table inseriu uma versão resumida em uma edição da revista para ajudar a construir uma conscientização sobre o livro e a promover a qualidade e o sabor da carne bovina americana.

A Usmef do Japão trabalhou com a Elle a table em antecipação da recente decisão do Japão para expandir o acesso à carne bovina dos Estados Unidos a produtos de gado de até 30 meses de idade. No ano passado, as exportações de carne bovina dos Estados Unidos ao Japão aumentaram 18% em valor com relação a 2011, alcançando US$ 1,03 bilhão.

Comentário BeefPoint: materiais como esse ajudam a reforçar a marca país, a imagem de qualidade da carne americana e também a promover o consumo de carne bovina. Ensinar como preparar pratos especiais de carne bovina é uma forma de valorizar o produto e estimular o consumo. Parabéns ao USMEF pelo trabalho. Na semana que vem, o BeefPoint vai visitar o USMEF em Denver, Colorado, EUA.

Os dados são do The Beef Checkoff, publicado na Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.