Em empresas rurais, é comum que o líder, administrador ou proprietário, tenha o hábito de resolver os problemas com base em experiências adquiridas ao longo do tempo.
Experiência
Apesar da experiência ser um item de extrema importância em qualquer atividade, ela deve ser utilizada a favor da empresa, e não contra. Especialmente no meio rural, em que se lida com três ciências básicas (biologia, matemática e ciências humanas), o empresário não pode se dar ao luxo de confiar somente em observações imensuráveis.
Normalmente, em fazendas, os dados não são coletados. Quando são, geralmente servem apenas para relato histórico de produtividade (produção/área, produção por vaca, etc.) e de movimento financeiro. Diz-se que os dados servem apenas como relato histórico, pois grande número dos produtores rurais acaba não tomando decisão a partir dos números armazenados. Mesmo quando se parte para decisões corretivas em cima dos números coletados, há dificuldade de se resolver o problema, pois ainda faltarão dados fundamentais para a decisão.
Conhecendo as informações
Em uma propriedade rural, organizada administrativa e tecnicamente, assistida pela Scot Consultoria, observou-se que havia atraso nas operações mecanizadas devido ao tempo dispendido pela oficina com as máquinas da propriedade. Para saber o porque e decidir corretamente, mediram-se todos os processos e trabalhos envolvidos na utilização dos maquinários, tais como, oficina, utilização a campo, tempo de abastecimento, potência, capacidade operacional, entre outros quesitos. A partir dos dados apurados aplicou-se ferramenta estatística para identificar e resolver o problema. Ferramentas estatísticas são, por exemplo, contas simples que definem o índice de prenhez de vacas. Os envolvidos, no âmbito operacional, gerencial e estratégico, participaram do processo, entendendo o motivo das medições e aonde se queria chegar, ajudando no apontamento dos problemas.
Após a análise, se concluiu que a causa principal da demora apresentada pela oficina era a falta de harmonia entre os pedidos de compra e a disponibilidade de peças.
A atuação direta sobre esse problema, solucionando-o, possibilitou, paralelamente, o redimensionamento da frota, que pôde ser reduzida.
Apesar de simples solução, a identificação do problema – das máquinas por muito tempo na oficina – é uma situação comum de ser encontrada, e se não analisada com competência, medidas poderiam inadvertidamente levar a soluções equivocadas, como partir-se para a renovação da frota, aumentar o número de mecânicos, redimensionar a oficina, aumentar o estoque de peças, etc. Tais medidas aumentariam o custo do negócio. O uso de ferramentas simples para a análise possibilitou identificar o problema, resolvendo-o da maneira adequada, preservando recursos.
Críticas
Quando são tecidas críticas aos produtores por não coletarem e usarem corretamente os dados de um processo, deve-se lembrar que grande parte dos técnicos que levam tecnologia ao campo age da mesma maneira. Normalmente se tenta resolver um problema com base apenas na experiência, o que não é suficiente.
Certa vez, sugerimos a um técnico, que medisse a produção do pasto de uma fazenda e dos volumes aplicados de fertilizante. Com sua experiência de campo, o técnico anunciou que não era necessário e que tal procedimento era teórico e dispensável.
No entanto, é mais difícil encontrar a solução para um problema quando não se sabe a origem. Quanto maior a experiência e conhecimento do produtor ou técnico, maior é o hábito de se ter soluções sobre todos os problemas. Evidentemente que também acertam, mas uma decisão errada, aumentando os custos de produção por falta do conhecimento exato dos dados, anula os resultados positivos, ainda mais em uma atividade com ganhos tão limitados, como é a agropecuária.
Apesar da importância de se conhecer os números, não adianta sair medindo todos os processos sem que haja possibilidade de soluções. Recomenda-se resolver um problema de cada vez e naturalmente os envolvidos adquirirão o hábito de medir todos os processos, encontrando e propondo soluções.